Ana Guiomar > "É igual beijar um homem ou mulher"

Na última semana de Dezembro, a SIC exibirá a cena mais quente da telenovela ‘Podia Acabar o Mundo’: o beijo trocado pelas actrizes Ana Guiomar e Diana Chaves, no papel das lésbicas ‘Sónia’ e ‘Cláudia’. A cena, polémica para uns normal para outros, promete dar um empurrão às audiências do canal.
"Tenho a noção de que se vai fazer História na ficção. Apesar de muita gente já ter assumido publicamente a homossexualidade e começar a tornar-se uma realidade, a nossa mentalidade ainda é um bocadinho fechada", explica Ana Guiomar ao CM.
Quando soube que teria de beijar uma colega de trabalho, a actriz, de 20 anos, não ficou assustada. Quando se representa, diz, "não há sentimento", logo, é "igual beijar um homem ou uma mulher".
Conta Ana Guiomar que no estúdio nada se alterou quando se gravou a cena do beijo lésbico. "Ninguém da equipa foi mandado sair. Foi tudo gravado à primeira e com naturalidade", sublinha, depois de esclarecer que a cena foi "trabalhada" com a ajuda dos dois directores de actores, José Martins e Rita Alagão.
No enredo, Ana Guiomar veste a pele de ‘Sónia’, uma jovem estudante de Medicina que conhece a médica ‘Cláudia’ (Diana Chaves), num hospital de Londres. "Apaixonamo-nos e assumimos o romance. Ao contrário do meu pai, que me apoia, a minha mãe vai reagir mal ao tomar conhecimento desta relação. Na ficção, os meus pais são católicos e muito conservadores", conta a actriz. Sobre este trabalho de composição revela que o "maior desafio" foi "o factor da homossexualidade".
Em seis anos de profissão, Ana Guiomar sublinha o marco que foi ‘Morangos com Açúcar’, na TVI. "Não falo profissionalmente, porque as personagens não tinham grande profundidade, mas o elenco dava-se muito bem e o trabalho era divertido. Depois das gravações íamos ao cinema, jantar... Ainda hoje continuamos muito unidos", conta. A actriz diz que, ao andar na rua, "seja de cabelo curto ou comprido", "loira ou morena" continua a ser reconhecida pelos miúdos de seis e sete anos que a tratam todos por ‘Marta’, nome da personagem que tinha em ‘Morangos’. "Não sei como é possível reconhecerem-me, pois na época deveriam ser quase bebés..."
Ter "sempre trabalho", "voltar ao teatro" e "crescer como pessoa e actriz" é a maior ambição da actriz.
PERFIL
Ana Guiomar. Tem 20 anos. Nasceu em Torres Vedras e tem dois irmãos "terríveis", de 12 e 14 anos. Participou em ‘Morangos com Açúcar’ e ‘Tempo de Viver’ (TVI), ‘Conta-me como Foi’ (RTP1) e ainda ‘A Vida Privada de Salazar’ e ‘Podia Acabar o Mundo’ (SIC).
CENA PROMETE POLÉMICA
Diana Chaves e Ana Guiomar protagonizam uma relação homossexual na novela ‘Podia Acabar o Mundo’, da SIC. Na ficção, Diana Chaves dá vida à enigmática médica ‘Cláudia’, enquanto Ana Guiomar assume o papel de ‘Sónia’, uma estudante de Medicina ambiciosa e temperamental.
O autor da novela, Manuel Arouca, explicou ao CM como se proporcionou este caso. "Tudo começou porque a personagem vivida por Ana Guiomar chega de Inglaterra e sente-se dividida sobre a sua sexualidade. Este foi o ponto de partida. Depois sei que o desafio foi lançado à Diana Chaves".

fonte & foto: site CM

Comentários