Cenas polémicas em "Podia Acabar o Mundo"

Cenas polémicas de romance e sexo no feminino prometem aquecer a grelha da SIC. As actrizes Diana Chaves e Ana Guiomar vão ser protagonistas de uma relação homossexual na novela ‘Podia Acabar o Mundo’, enquanto Liliana Santos e Sandra Cóias se despem de preconceitos em ‘Second Life’, um filme realizado por Nicolau Breyner e co-produzido pelo canal, com estreia marcada para 2009.
Na novela da SIC, Diana Chaves e Ana Guiomar dão vida, respectivamente, à enigmática médica ‘Cláudia’ e à ambiciosa estudante de Medicina ‘Sónia’. Elas vão viver uma relação amorosa intensa e mostrarão um dos mais sensuais beijos vistos na televisão. Em segredo fica, por enquanto, a data de exibição deste episódio, já que só na próxima semana é que a personagem de ‘Sónia’ aparece. Contudo, a sua ligação à médica já vem desde os tempos da faculdade, em Londres.
"Tudo começou porque a personagem vivida por Ana Guiomar chega de Inglaterra e se sente dividida relativamente à sua sexualidade. Este foi, digamos, o ponto de partida. Depois sei que o desafio foi lançado à Diana Chaves. O tema será abordado nos seus vários ângulos", contou ao CM o autor da novela, Manuel Arouca.
Quanto a ‘Second Life’, o produtor, Alexandre Valente, confessou ao CM: "Fiquei agradavelmente surpreendido com o empenho das actrizes Liliana Santos e Sandra Cóias." A relação entre as duas mulheres, a fotógrafa ‘Liza’ (Cóias) e a ousada ‘Raquel’ (Campos), começa após uma coreografia com música flamenca, que o produtor reclama como "uma cena muito bonita, que tem a ver com sensualidade, glamour, com o entendimento que há entre duas mulheres." Para que as actrizes se sentissem mais à-vontade a equipa foi reduzida ao essencial durante a rodagem da cena.
"FALAR DE HOMOSSEXUALIDADE NUMA NOVELA É MUDANÇA"
Solange F., a ex-apresentadora da SIC Radical que em Março deste ano assumiu publicamente a sua homossexualidade, diz que "falar do assunto numa novela é sinal de mudança". A actual comentadora da ‘Tertúlia Cor-de-Rosa’ do "Fátima", da SIC, considera excessivo falar em "maior liberdade", mas acredita que o facto de o tema ser tratado revela que "começa a notar-se, de facto, uma maior abertura de mentalidades".
Solange F. acredita também que faz sentido incluir o tema em produções destinadas "ao público juvenil, nas quais já se aborda outros temas do dia-a-dia, como as questões económicas e a gravidez na adolescência". Solange acredita que a mudança está no facto de há uns anoso assunto ser "mais tabu."
PORMENORES
POLÉMICA
‘Sónia’ (Ana Guiomar) vai aparecer no 50.º episódio de ‘Podia Acabar o Mundo’ e logo gera polémica por se sentir dividida relativamente à sua sexualidade.
DO CINEMA PARA A SIC
‘Second Life’ estreia no dia 29 de Janeiro no cinema e posteriormente será exibido na SIC. A propósito do foco principal do filme, o produtor, Alexandre Valente, diz: "É, sobretudo, uma reflexão de vida." Valente é também o produtor de ‘O Crime do Padre Amaro’ e ‘Corrupção’.
PAPEL GAY
O veterano Ruy de Carvalho também vive o papel de um homossexual em ‘Second Life’. O actor, de 81 anos, interpreta um estilista e inspirou-se em Karl Lagerfeld, costureiro da casa Chanel, para compor o personagem ‘Guido’.
fonte: CM

Comentários