SIC e RTP1 taco-a-taco

Depois do Natal, a SIC ficou de novo à frente da TVI na média diária de domingo. Na soma do ano, está à frente da RTP1 e apenas uma décima a separa da estação pública no balanço deste mês; que ainda não terminou.
A estação de Carnaxide pode estar a recuperar da quebra dos últimos meses. Anteontem, voltou a ficar à frente da TVI no total do dia, com uma quota de audiência ("share") de 30,7%. Mesmo tendo a estação de Queluz colocado um programa seu no topo da lista dos mais vistos. "Uma canção para ti" conseguiu captar mais de metade (50,2%) dos que àquela hora viam televisão, um resultado que normalmente pertence às grandes partidas de futebol.
Então, como se explica que a SIC tenha ficado à frente? É que nove dos dez programas mais vistos do canal captaram mais de um terço da audiência. E a homogeneidade destes resultados permitiu que a soma do dia fosse a mais alta.
Já na véspera e dia de Natal a estação tinha conseguido ultrapassar a TVI desta forma. Também nos dias 6 e 14 de Dezembro, o canal de Balsemão tinha liderado e no dia 21 tinha empatado (27,9%) com a estação dirigida por José Eduardo Moniz.
Ontem, segundo dados da Mediamontor - do grupo Marktest -, o canal do grupo Impresa estava em segundo lugar no balanço do ano com 24,9%. Atrás da TVI (que regista 35,8%) mas a distanciar-se da RTP1 (23,8%) para quem tinha perdido os balanços mensais desde Setembro. No mês de Dezembro, a diferença para a estação pública (25,6%) - e para a posição do meio nos canais generalistas - é de uma décima.
Os resultados de hoje e amanhã vão ser decisivos para estas duas estações. Principalmente na noite da passagem de ano (ver caixa), em que todas jogam os trunfos. A RTP1 aposta em Catarina Furtado, a SIC coloca os "Gato fedorento" a animar a noite e a TVI terá Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha como anfitriões.
Mesmo sendo uma data em que muitos optam por sair de casa, no ano passado os três canais registaram no dia 31 de Dezembro uma média estimada em dois milhões, 230 mil espectadores. Um número que mesmo não sendo muito elevado não é de todo de desprezar.
Em 2007, a emissão preferida do público foi a da TVI, com a final de "Cantando e dançando por um casamento de sonho" . Seguiu-se a da RTP1 com os "Gato fedorento" e a SIC com o desfecho de "Família superstar".
fonte: JN

Comentários