SIC lidera na quadra natalícia

A melhor prenda deste Natal foi conquistada pela SIC, que deixou para trás a TVI e a RTP ao posicionar-se no primeiro lugar da tabela de audiências com 29,8% e 32,8% de share nos dias 24 e 25, respectivamente. O cinema, e também a novela ‘Feitiço de Amor’, no caso da TVI, foi o prato forte da oferta das duas estações.
Satisfeito com a proeza da SIC, que se revelou 'a estação preferida dos portugueses', está Nuno Santos, director de Programas, que justifica, assim, a liderança natalícia: 'Acho que isso reflecte uma boa oferta, coerente, adaptada aos gostos dos públicos e que foi bem comunicada.'
Nuno Santos considera que os números obtidos nas tabelas de audiência na véspera de dia de Natal são 'um estímulo'. 'Mas já estamos a pensar no dia de amanhã. Ontem, passou!', conclui o director de Programas da SIC já projectado nas grelhas de 2009.
Filmes como ‘Pular a Cerca’ e ‘As Crónicas de Nárnia’ ajudaram a estação de Carnaxide a destacar-se. No dia de Natal, um especial de ‘Tá a Gravar’, apresentado por Pedro Miguel Ramos e Carolina Patrocínio, arrebatou o segundo lugar na tabela de audiências. O programa foi visto por 1 275 000 espectadores.
Em segundo lugar na tabela ficou a TVI, com 29,3% de share, no dia 24, e 30,4%, no dia 25. Na grelha de programação sublinha-se o desempenho da novela ‘Feitiço de Amor’, que na noite da Consoada foi vista por 1 067 900 telespectadores e obteve um share de 43,4%, registando uma audiência média de 11,3%.
No dia de Natal, a estação de Queluz apostou na ficção nacional e ‘Feitiço de Amor’ voltou a liderar a tabela de audiências com 41,3% de share. A novela de horário nobre foi seguida por 1 366 100 espectadores e registou uma audiência de 14,4%.
A RTP 1, que nos horários-nobre dos dias 24 e 25 apostou em produções nacionais como ‘Ceia de Natal’, com José Bento dos Santos, e ‘A Minha Geração’, com Catarina Furtado, ficou-se por 23,1% de share, no dia 24, e 20,4%, no dia de Natal.
'RESULTADOS OPTIMISTAS'
'Estes resultados são muito optimistas e constituem uma motivação acrescida para fazer mais e melhor', comenta ao CM Pedro Miguel Ramos, num intervalo de ‘Tá a Gravar’. Satisfeito com o share de 39,1% e uma audiência de 13,5% obtidos pelo especial que apresentou com Carolina Patrocínio no dia 25, Pedro Miguel Ramos diz que o resultado denota a preocupação de 'ir ao encontro do que as pessoas desejam ver em prime time'. Para o apresentador, os 'mais de mil vídeos' recebidos por dia são um indicador da aceitação do ‘Tá a Gravar’.
TVI LIDERA ANO DE 2008
Pelo quarto ano consecutivo, a TVI, grupo Media Capital, será a estação líder das audiências em Portugal, com uma quota anual de 30,5% (segundo dados da Marktest até dia 25 de Dezembro). O canal dirigido por José Eduardo Moniz , que em 2007 se tinha ficado por 29%, voltou a subir este ano. A SIC registou 24,8% de share, a RTP 1 23,8% e a RTP 2 5,6%.
fonte CM

Comentários