SIC termina o ano em 2.º

A SIC vai garantir a segunda posição na média das audiências do ano, com cerca de 24,8% de share. A TVI continuará em primeiro, enquanto a RTP 1 cairá para terceiro, seguida da RTP 2.
A TVI, dirigida por José Eduardo Moniz, deverá acabar o ano com um share próximo dos 30,6%, segundo dados da Marktest, até 17 de Dezembro. O valor, que lhe garante a liderança pelo quarto ano consecutivo, é superior ao registado em 2007, 29%. "Os resultados mostram a preferência dos telespectadores. O ano está ganho, havendo um reforço na posição", diz ao CM Monteiro Coelho, porta-voz da TVI.
A SIC, que nos últimos quatro meses caiu para a terceira posição, irá garantir o segundo lugar na média do ano, com um share aproximado de 24,8%. O número, contudo, é inferior ao do ano passado (25,1%), quando Francisco Penim assumia a direcção de Programas. Em Janeiro, foi substituído por Nuno Santos. Já em Março, durante a apresentação dos resultados de 2007, Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, disse: "Este ano estou mais preocupado em ganhar o primeiro lugar do que em não perder o segundo". Contactada pelo CM, a SIC prefere não comentar as audiências.
Na RTP 1, foi José Fragoso quem dirigiu a programação. Apesar da tendência de crescimento manifestada desde Setembro, a estação pública ficará em terceiro na média anual, com 23,8% de share, face aos 25,2% do ano passado, quando Nuno Santos estava à frente da grelha. Fragoso diz ao CM estar "satisfeito com o reconhecimento do público", mas lembra que "as audiências não são uma obsessão".
Também na RTP 2 a tendência tem sido para subir. O canal dirigido por Jorge Wemans registou 5,2% de share em 2007 e 5,6% em 2008.
TAÇA UEFA ASSEGURADA PELA SIC E SPORT TV
A SIC adquiriu os direitos de transmissão da Taça UEFA para o período 2009/2012. O acordo, celebrado ontem em Genebra, permite à estação de Carnaxide emitir em sinal aberto um total de 45 jogos, ou seja, 15 em cada época. Em comunicado, a SIC diz que "este acordo é uma peça importante na sua estratégia de programação para 2009, já que o futebol é um instrumento de agregação de públicos e de captação de receitas". A Sport TV também renovou o contrato com a UEFA e irá garantir a transmissão, na TV Cabo, de 190 dos 205 jogos de competição por época. Esta competição europeia terá a partir de 2009/2010 o recurso à tecnologia de alta de definição (HD).
O MELHOR E O PIOR MÊS REGISTADO PELO CANAL
Para a SIC, Maio foi o mês em que atingiu o seu valor máximo (26,6%), marcando também o início da sua quebra. Inversamente, em Setembro registou o pior share (23,1).
fonte: CM

Comentários