Conceição Lino em campanha pelo "Nós por Cá"

A 'pivot' de Carnaxide vai apresentar um programa que se quer que seja "um espaço de cidadania", antes do 'Jornal da Noite', competindo com 'O Preço Certo' (RTP1) e 'Morangos' (TVI). Mas isso não a assusta, pois acredita no trabalho da sua equipa, constituída por jornalistas experientes
"Votamos em si, minha senhora! Venha cá, venha cá... Como se chama?", grita a voz firme de Conceição Lino, chamando a atenção de uma multidão de "formigas carregadoras" que circulava, ontem, sábado, pelas 11.00, no Mercado de Benfica, em Lisboa, e que o DN acompanhou. Sentindo os braços que carregavam o fruto de uma manhã de colecta no mercado lisboeta presos pela pivot da SIC, Ana Sousa Silva, 64 anos, residente na Venda Nova, balbucia timidamente um aviso: "Olhe que não quero aparecer na televisão. Só lhe quero dar um beijinho, pois gosto tanto de si..." Ao que a jornalista, frenética, acompanhada pela sua equipa e uma câmara, cheia de bandeirinhas com o logótipo da SIC, bonés, sacos de plástico (só faltaram mesmo as canetas e os porta-chaves) - como uma verdadeira candidata que faz campanha eleitoral pela sua causa, o novo programa Nós por Cá -, responde: "Não tenha medo, estou aqui para lhe dizer que vou estar de segunda a sexta-feira, às 19.00, na SIC, por si..." A mensagem foi repetida vezes sem conta por Conceição Lino, directa a todos aqueles que por ela passavam. "Não se esqueça, segunda-feira às sete!", anunciava. Palavras ouvidas junto de uma das muitas bancas de fruta por Carlinda, mulher de meia-idade, que solta um suspiro: "Vamos lá ver se tem sorte neste [programa]. Já gostava de a ver a mostrar os postes eléctricos no meio da estrada, os buracos nas ruas ou os sinais em sítios errados", diz.
Entretanto, ali perto, um grupo de crianças, entre os seis e os 12 anos, devidamente munidas de chapéus e bandeiras, toma forma de claque da jornalista, e acompanha-a ao longo do restante passeio pelo mercado. O barulho provocado pelas suas palavras de ordem, "Conceição, Conceição, Conceição...", fizeram aumentar a curiosidade de quem passava. A animação toma tamanha proporção que Luís Marques, director-geral da SIC, entre risos, reage: "A Conceição é assim genuína, ela gosta mesmo de falar com as pessoas, de estar próximo delas." Uma frase que sintetiza o espírito do programa que passa de rubrica semanal a programa diário, das 19.00 às 20.00, de segunda a sexta-feira.
Ao DN, Alcides Vieira, director de Informação da estação, explica: "Este é um espaço da cidadania, onde as pessoas se irão sentir representadas." É também "onde queremos dar relevo a pessoas e a pequenas situações que são representativas da sociedade portuguesa", reforça.
Conceição Lino, que rejeita, qualquer semelhança com a Praça Pública de há 15 anos ou medo da concorrência, defende o desejo de chegar ao maior número de pessoas contando, para tal, com "uma equipa de jornalistas muito experientes".
fonte: DN

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