Mário Crespo critica fontes de Belém no "Nós Por Cá"

Mário Crespo acredita que as fontes presidenciais lançam notícias para a praça pública, através dos jornais, para as desmentirem logo de seguida. "É uma constatação", disse o jornalista ao CM.
As acusações surgiram na crónica ‘Informação e Contra Informação’ de Mário Crespo no Programa ‘Nós por Cá’ da SIC. O jornalista criticou uma prática que, no seu entender, "tem algo de crónico" e "preocupante". Mário Crespo referia-se a notícias que são veiculadas na imprensa e que dizem respeito a intenções do Presidente da República, Cavaco Silva. Todas elas, diz, sustentadas com fontes presidenciais. E todas elas desmentidas. O caso mais recente, concretiza, aconteceu no semanário ‘Sol’, onde foi noticiada a intenção do Chefe de Estado em vetar o Orçamento do Estado. Mas o documento foi promulgado.
Mário Crespo referiu que estas situações são "armas para substituir a formalização de uma comunicação de uma instituição da República, por uma mensagem passada subtilmente através da imprensa". Ao CM, disse: "O objectivo é lançar determinada mensagem a que a instituição não se quer vincular. Para isso, prefere usar o carácter de fonte bem informada."
fonte: site CM

Comentários