Momento da Verdade > ERC vs SIC

"O programa explora a dignidade do ser humano, e só porque as pessoas são pobres se prestam a estas situações." "O formato abusa das fragilidades humanas a troco de dinheiro." Estas são algumas das queixas contra o programa ‘Momento da Verdade’ que levaram a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) a instaurar um processo de contra-ordenação à SIC, que tem agora direito ao contraditório.
Analisado o programa que Teresa Guilherme apresentou de Setembro a Novembro de 2008, a ERC nota que foram violados, de forma "flagrante", os "limites à liberdade de programação" e "desrespeitada" uma "ética de antena". E frisa que algumas perguntas feitas aos concorrentes foram "intromissões gravosas na sua vida privada e íntima". As coimas previstas na lei da TV vão de 7500 euros a 150 mil euros, consoante se prove que houve dolo ou negligência.
A SIC manifesta estranheza em relação à posição da ERC, pois o formato passa em mais de 20 países.
PORMENORES
SEXO COM A SOGRA
Pedro Mariano confessou ter "atracção física" pela mãe da mulher. Esta impediu que respondesse se "sonhava ter relações sexuais com a sogra".
DESPEDIMENTO
Uma vítima de ‘Momento da Verdade’ foi Palmira Couto. Concorreu para pagar uma dívida, insultou o chefe e foi despedida da junta de freguesia onde trabalhava.
fonte: site CM

Comentários