Sofia Cerveira > "Mostramos o outro lado"

Co-apresentadora de ‘Episódio Especial’, Sofia Cerveira faz balanço positivo do programa que diz “ser líder das tardes de sábado na SIC”. No Brasil, o seu trabalho é seguido através da internet.
- ‘Episódio Especial’ já celebrou um ano no ar. Qual a reacção do público?
- Muito positiva. Somos líderes das tardes de sábado na SIC e na televisão portuguesa. É reconfortante saber que os telespectadores se fidelizaram na nossa antena. É, também, um reconhecimento do nosso trabalho, feito com tanta dedicação e empenho. Recebemos muitos e-mails e cartas de pessoas que dizem gostar imenso das reportagens, porque fazemos um elo perfeito do que se passa no mundo da ficção e a vida real dos protagonistas. Desvendamos segredos que as pessoas não saberiam de outra forma, mostramos o outro lado dos bastidores e o dia-a-dia longe das câmaras de quem está na ficção da SIC, brasileiros e portugueses.

- Os entrevistados expõem-se facilmente?
- Tem-se criado uma relação bastante sólida entre mim e o Ricardo Pereira, que co-apresenta o programa, e as pessoas que entrevistamos, quer portugueses quer brasileiros. Quando somos recebidos na Globo, por exemplo, há sempre disponibilidade por parte dos actores, porque já sabem que a SIC acompanha o seu trabalho de novela em novela. E há uma relação também muito forte no que diz respeito a Portugal. Eles gostam sempre de saber o que se passa aqui.

- Portanto, o programa é conhecido no Brasil?
- Sim, não só na Globo como nas ruas do Rio. Quando estamos a gravar, as pessoas vêm ter connosco, fazem perguntas e comentam. E a Globo noticia sempre que o ‘Episódio Especial’ está a gravar no Rio de Janeiro. Há uma ligação muito forte. Inclusive, o ‘Videoshow’, um programa semelhante ao nosso, quer seguir o nosso trabalho.

- Os actores têm curiosidade em ver-se neste programa?
- Muita. E fazem-no através da SIC Online. E julgo que o facto de o fazerem aumenta a sua confiança no programa.

- O programa obriga a um trabalho de pesquisa?
- Temos de estar sempre a par do que passa na ficção da SIC, quer nas tramas quer no dia-a-dia das pessoas que participam. Isto porque, no ‘Episódio Especial’, temos de saber as histórias até para fazer o paralelismo com a vida pessoal. Trabalho num mundo fantástico, porque é um abrir de portas para imensas outras reportagens giras. Por exemplo, a partir de um amor proibido na novela eu posso ‘explorar’ um amor proibido na vida real. Por isso, convém estar por dentro, perceber qual o sumo das novelas para depois podermos fazer algumas brincadeiras.

- Há novas rubricas nesta segunda temporada?
- É verdade. Temos algumas rubricas interessantes, como ‘Quem Sou Eu’, onde se faz uma brincadeira em que se tenta perceber se o actor se lembra de tudo o que já fez na sua carreira; se se recorda em que ano começou; quantas novelas fez...

- E novidades?
- Vão sendo introduzidas algumas. Falo, por exemplo de ‘Um Dia Com...’, em que acompanhamos uma figura pública o dia inteiro. Tem sido engraçado. Outra rubrica curiosa é aquela em que pomos os actores a falar com a personagem que interpreta na novela. É uma brincadeira que resulta bem.

- Gosta de ver as novelas ou séries dos protagonistas que entrevista?
- Gosto. E quando não posso ver em casa, vejo-as sempre aqui na SIC. Como há um pequeno desfasamento entre o que as novelas estão a passar no Brasil e em Portugal, as perguntas são pensadas nesse sentido. Ou seja, há que pensar no que interessa agora aos portugueses e ainda daqui a um mês.

- Recorde um momento marcante deste primeiro ano.

- Há imensos. É difícil destacar um. No programa do nosso aniversário estivemos no sambódromo e foi muito marcante. Ultrapassámos muitos obstáculos, levámos duas convidadas – Cláudia Vieira e Diana Chaves – e foi muito especial. Outro momento marcante foi a entrada do Ricardo Pereira e que trouxe imensos factores positivos ao programa. Além dele ser uma pessoa muito querida dos brasileiros. Mas há outros: foi muito especial poder testemunhar a alegria dos actores que participaram numa novela da Globo [‘Negócio da China’] e vê-los junto de tantos rostos das novelas brasileiras. Todos eles, do Francisco Cuoco ao Miguel Falabella, diziam “ainda bem que estão connosco.”

- E momentos maus?
- Não me lembro de nenhum, mas ter uma entrevista marcada na praia e chover, é mau.

- O actor Ricardo Pereira está consigo há poucos meses...
- Desde Setembro. Não desfazendo o trabalho do Miguel Domingues, que começou comigo na co-apresentação do programa, eu o Ricardo somos amigos há muitos anos e temos muitas características em comum. A isto junta-se o facto de adorarmos o que fazemos e de nos sentirmos privilegiados. Além disso, acho que nos complementamos muito bem. Apesar de sermos os dois muito perfeccionistas e organizados e de querermos sempre mais, divertimo-nos muito.

- O Ricardo é mais extrovertido do que a Sofia?
- Não. Acho que somos os dois. Mas a verdade é que andar na rua, no Rio de Janeiro, com o Ricardo, que esteve à frente de um grande papel em ‘Negócio da China’, é impressionante porque quase não conseguimos andar. Estão sempre a pedir-lhe autógrafos. Ele é muito querido ali. Às vezes, as pessoas nem percebem que estamos a gravar para o programa.

INESQUECÍVEL: MOMENTOS COM AS ESTRELAS
Há um ano a conduzir ‘Episódio Especial’, Sofia Cerveira colecciona momentos inesquecíveis com as estrelas da televisão brasileira.
Tony Ramos - “Numa das vezes em que fui ao Rio de Janeiro e levei pastéis de Belém – às vezes levo produtos portugueses, como queijo ou vinho, para fazer umas brincadeiras com os actores – pedi ao Tony Ramos que adivinhasse o que era. Ele gostou tanto que acabou por levar a caixa inteira”.
Lima Duarte - “Sempre que falamos, manda um abraço ao Manoel de Oliveira”.
Maitê Proença - “É fã dos ‘Gato Fedorento’, que vê na internet”.
Óscar Magrini - “Sabe todas as palavras portuguesas. Ainda não o consegui enganar”.
Glória Pires - “Lê os textos na casa de banho, porque diz que é o único lugar onde os filhos e o marido não a incomodam.”

PERFIL
Natural de Lisboa, Sofia Cerveira, 34 anos, é apresentadora da SIC. Na estação de Carnaxide passou pelos programas ‘Caras Notícias’ e ‘Êxtase’ e, durante dois anos, foi correspondente do canal no Brasil. Desde 2008 que conduz ‘Episódio Especial’, agora em parceria com o actor Ricardo Pereira. A apresentadora diz que este programa a “enriqueceu muito profissionalmente”. E revela: “É muito bom fazer este intercâmbio entre o Brasil e Portugal”.

Comentários

Miguel disse…
Já agora, o que será feito do Miguel Domingues? Ainda terá contrato com a SIC?
Hugo Alves disse…
O Miguel Domingues está apenas na Benfica TV. Talvez volte um dia à SIC!
SilentFear disse…
Boa noite...

Eu gostava de sugerir aos autores deste programa se esta semana não temos um especial Maitê Proença?. É lamentável que seja dado tempo e tempo de antena a actores brasileiros que depois de receberem rios de dinheiro fazem o que esta senhora fez...Gostava de saber se vão falar disto no vosso programa, e já agora sugiro que começam a falar em brasileiro também no programa para isto ser como deve ser...