Gato Fedorento com jornalistas

O novo programa Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, que se estreia no horário nobre da SIC na segunda-feira, conta com uma equipa de quatro jornalistas que, com os humoristas, ajudará a concretizar os 25 minutos diários de televisão. A equipa de jornalistas da SIC, liderada por Mário Carneiro, não sentiu que se levantem questões deontológicas por trabalharem para um formato de humor. Vão ser "os primeiros a esmiúçar", brinca Mário Carneiro, mas porque têm a seu cargo "a pesquisa, a investigação, o enquadramento e a memória de factos que terão relevância noticiosa" e que o quarteto poderá ou não escolher e trabalhar a posteriori, explicou.
Os quatro jornalistas da SIC, que começaram esta semana a pesquisa para o programa em directo que irá para o ar após o Jornal da Noite, não vão produzir conteúdos nem fazer o que os Gato terão a seu cargo: "o comentário humorístico sobre a actualidade" que o grupo frisava ontem ser o seu objectivo.
Segundo Tiago Dores disse ao PÚBLICO na ronda de entrevistas que ontem o grupo realizou em Carnaxide, os Gato contam com "uma equipa reforçada por quatro jornalistas liderada pelo Mário Carneiro que nos ajuda em termos de pesquisa, recolha de imagens e sugestões". O novo formato, inspirado no Daily Show de Jon Stewart (Comedy Central), terá como base as imagens do arquivo da SIC, momentos do noticiário do dia ou, se possível, material de outras estações - que cabe à equipa de produção requisitar e que ontem Ricardo Araújo Pereira admitia poder ser uma dificuldade na concretização do programa, dados os entraves na cedência dessas imagens entre estações concorrentes.
No caso do material da SIC - cuja utilização também pode estar dependente da concordância dos repórteres de Carnaxide, como explicavam os Gato - o trabalho de "memória" sobre o arquivo da SIC cabe à equipa gerida por Mário Carneiro. "Vamos peneirar a actualidade", explica, em busca de momentos que possam ter "potencial humorístico". Mas "o acrescento é deles", frisa, reiterando que o programa não é de fake news, como se generalizou chamar ao formato do Daily Show e semelhantes, mas sim "um outro olhar sobre os factos". "E nós", os jornalistas, "não somos os autores desse outro olhar". "Muito mal comparado", vinca, "é o mesmo contributo que um jornalista pode ter para a composição de um editorial".
Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios estreia-se dia 14, na mesma data em que arranca a campanha para as eleições legislativas de 27 de Setembro. Parte comentário humorístico, parte entrevista a políticos e afins, o programa visa acompanhar as campanhas e rescaldos das eleições legislativas e autárquicas. Terá como convidados Paulo Portas no dia 16, Francisco Louçã no dia 17 e Jerónimo de Sousa no dia 21. Na altura da campanha para as autárquicas, a presença de António Costa está também confirmada.
fonte: site Público

Comentários