A "Vida Nova" de Fátima Lopes

Novo programa, novos horários, novas rotinas. A apresentadora de Vida Nova (SIC) contou à Notícias TV como tem gerido esta nova fase. Deixou de ir buscar a filha, Beatriz, à escola. Mas consegue almoçar em casa com Filipe, o seu bebé de sete meses.
Fátima Lopes tem uma vida nova. Uma fase que vai, por coincidência (ou não), ao encontro do nome do seu programa, Vida Nova, que marcou o regresso da apresentadora à televisão, sete meses depois de ter sido mãe pela segunda vez. E, como em qualquer vida nova, as rotinas diárias tiveram de ser alteradas. E não é só porque Filipe é bebé e precisa da mãe por perto... a mudança de horário das manhãs para as tardes da SIC obrigaram a uma reorganização da sua vida pessoal e profissional.
Ainda numa fase de adaptação, a apresentadora, de 40 anos, está a tentar encaixar-se nestas novas responsabilidades. Na prática, o que é que Fátima foi obrigada a alterar? "Antes deixava a Beatriz na escola, ia trabalhar, às 14.00 estava despachada e fazia as minhas coisas. Às 17.00 ia buscar a Beatriz à escola... agora não consigo ir buscá-la. São os meus pais ou o Luís que vão", explicou à Notícias TV.
Agora, a apresentadora tem outra rotina: "De manhã preparo a minha filha [Beatriz] para ir pô-la à escola, regresso a casa e começo a dedicar-me aos textos... Muitas vezes ,antes de deixar a minha filha na escola, já dei o leite ao bebé, portanto, já ele fica a dormir com o Luís [marido], ou entretanto a minha mãe chega e fica com ele. Por isso, quando regresso a casa começo a estudar os meus textos, a ver os meus e-mails."
Depois de dedicar parte da manhã ao trabalho, Fátima ainda consegue estar com o filho antes de ir para o estúdio. "Quando o Filipe acorda ainda estou um pouco com ele. Hoje [sexta-feira passada] até almoçámos ao mesmo tempo: a minha mãe estava a dar-lhe a sopa e eu estava a almoçar", contou, enternecida. Para já, a apresentadora não está a viver aquele que será o seu horário normal. Isto porque "ainda estamos a orga-nizar a casa, estamos todos ainda a apalpar terreno", justificou. Por isso, Fátima tem chegado muito mais cedo e tem participado nas reuniões de definição de temas para as semanas seguintes. Mas, quando todos se adaptarem, o normal é que chegue ao estúdio de Carnaxide às 13.00 para se maquilhar, ter a habitual reunião e, às 15.20, estará no ar.
Até lá, o rosto da SIC vai continuar a gerir, o melhor que pode, esta vida nova. E não está preocupada enquanto as rotinas não assentam. "Os primeiros tempos são de habituação para toda a gente, inclusive para os meus filhos... para a minha filha que nunca passou pela situação de a mãe não a poder ir buscar à escola, portanto está a habituar-se a isso."
Na primeira semana de Vida Nova, Fátima teve de prescindir de outra coisa: de fazer desporto. "Esta semana não fiz rigorosamente nada. Foi uma semana em que disse: não há extras. São os meus filhos e o programa", confessou.
Foi neste período que dedicava ao exercício físico (recorde-se que perdeu 16 quilos nos últimos meses) que a apresentadora aproveitou para se concentrar na rotina profissional: "Estive muito tempo fora... aquela rapidez que temos a estudar os textos, a aprender os conteúdos quando já estamos muito rotinados já não tinha. Se antigamente estava meia hora, agora se calhar tenho de estar uma hora. E estou essa hora. Tem é de ficar bem feito."
A Vida Nova e o tempo para os filhos Beatriz, de nove anos, e Filipe, com quase sete meses, são, naturalmente, a principal preocupação de Fátima Lopes. Mas é Beatriz quem mais sente esta mudança, apesar de não se estar a ressentir. "Nos primeiros dias eu chegava a casa muito cansada e ela dizia-me: 'Ai mãe, parece que vens triste'. E eu respondia: 'Não, filha, não venho triste, venho cansada. Estive sete meses sem trabalhar e, portanto, estou a adaptar-me a isto. Nas primeiras semanas a mãe ainda vem a rebobinar tudo o que fez, a relembrar-se as coisas e por isso estou mais pensativa, mas não estou triste", sublinhou. Sim, Fátima Lopes é perfeccionista... e muito organizada. No quinto programa de Vida Nova, a Notícias TV reparou que a apresentadora lia atentamente o perfil dos seus convidados durante o intervalo e colocava os cartões com anotações pessoais em cima da mesa numa ordem criteriosa.
Com esta mudança de horário, a filha mais velha da apresentadora consegue ver a mãe em directo a partir das 17.00. E costuma fazer comentários. Afinal, o que é que a Beatriz diz à mãe quando chega a casa? "Estás bonita, mãe", confidenciou. Mas, Beatriz é uma menina muito exigente, não gosta de qualquer coisa. Por exemplo, quando Fátima colocou extensões, a primogénita não conteve o desagrado. E questionou-a. "'Porque é que pões extensões? Não gosto nada.' E eu respondi: Ó filha, porque a mãe gosta de extensões. E ela contra-argumentou: 'Mas não precisas das extensões para nada, isso só te dá trabalho'", revelou.
Como gere as saudades de Filipe
Foram sete meses - interrompidos por umas férias com o marido - a acompanhar minuto a minuto a vida de Filipe. Agora, o regresso à televisão obriga-a a estar parte do dia longe do seu bebé.
Porém, a apresentadora gere bem este sentimento. E nem por isso liga à mãe (que está em casa de Fátima a tomar conta dos netos) antes ou depois do programa: "Eu saio de casa e desligo. E quando digo desligo quero dizer que não telefono. Deixar de pensar nele, não sou capaz... lembro-me muitas vezes, então se as histórias têm a ver com crianças, inevitavelmente lembro-me dos meus filhos. Mas não me lembro só dele, lembro-me da Beatriz."
Fátima Lopes não é uma mãe controladora. "Não sou daquele tipo de mãe que telefona permanentemente... até porque causa stresse na pessoa que está a tomar conta deles. Se tenho confiança na minha mãe, se sei que ela é uma belíssima avó e mãe, porque vou estar a stressá-la?"
Filipe já dorme no seu próprio quarto
Foi há duas semanas que Fátima mudou o seu bebé para o seu próprio quarto. E esta mudança devolveu as noites descansadas da apresentadora das tardes da SIC. E não é porque acorde a meio da noite para comer. Aliás, desde cedo que o Filipe toma o último biberão à uma da manhã e só volta a comer às 07.00.
A falta de descanso de Fátima prende-se a outro motivo... é que Filipe é irrequieto durante a noite: "É um bebé que fazia e faz muito barulho a dormir... mexe-se muito, gesticula, bate com os calcanhares na cama. Agora mudei-o para o quarto dele e isso foi muito bom porque, como ouço tudo, já não ouço coisas em que ele não precisa de mim."
Só que o Filipe já entrou na dramática fase do nascimentos dos dentes. "Houve duas semanas e meia em que as noites eram terríveis... acordava a choramingar, via-se que tinha dores, estava muito queixoso", confessou.
O benjamim da apresentadora já tem dois dentes e devem vir muitos a caminho. Como noites a dormir pouco (ou quase nada) e mal...
A paixão entre Beatriz e Filipe
Fátima Lopes não podia estar mais radiante com a relação dos filhos: "A Beatriz é o delírio do irmão e o irmão o delírio da Beatriz, por causa da brincadeira". A comunicação entre eles é muito boa, de tal forma que mesmo que o Filipe esteja a comer, se a Beatriz passar por ele esquece-se da colher e segue-a com o olhar. "Ele tem uma verdadeira paixão pela irmã, é impressionante. E ela já percebeu que tem um encanto especial para o irmão e fica toda babada, claro." Por isto, a Beatriz nunca sentiu ciúmes do irmão: já percebeu que a mãe não se esqueceu dela. É nesta harmonia familiar que Fátima Lopes sustenta a sua nova vida...
fonte: site DN

Comentários

DS disse…
Posso ser sincero Hugo?
Penso que poderias ter resumido este artigo da Notícias TV. Ou por o menos salientado algumas frases.
É só uma sugestão.