Histórias com Gente Dentro a partir de hoje

Formato estreia esta noite na SIC, após o 'Jornal da Noite'. Foi preparado durante um ano por Ana Sofia Fonseca.
Nem reportagem, nem documentário. Histórias com Gente Dentro que a SIC estreia esta noite, às 21.40, após o Jornal da Noite, escapa a classificações. "Qualquer rótulo seria uma gravata demasiado apertada", afirma a autora, Ana Sofia Fonseca, no lançamento do programa que irá para o ar em cinco episódios até sexta-feira.
O objectivo de Ana Sofia Fonseca era "contar histórias de pessoas que vemos na rua". Acrescenta: "Acredito que toda a gente tem uma boa história para contar, só é preciso ouvi-la." No primeiro episódio, A Janela, entrecruza as de um casal que vive de frente para a campa de Salazar, no Vimieiro, de um cego, de alguém cuja porta dá para uma das mais mortíferas estradas de Portugal, a nacional 125 no Algarve, a da idosa que não pode sair de casa, o padre e o funcionário do animatógrafo do Rossio, em Lisboa.
"É um retrato do País", sintetiza o director de Informação da SIC, Alcides Vieira, a pessoa por trás da criação deste programa que "materializa o ADN da SIC, a informação", acrescenta o director-geral da estação, Luís Marques.
A preparação de Histórias com Gente Dentro começou no final do ano passado, "foi muito pensado" e o director de Informação chama-lhe "alternativo e inovador", aceitando que seja descrito como gourmet, entre os formatos de televisão. "Não no sentido de ser elitista, porque este é transversal a todas as classes e a todas as idades, mas por ser de qualidade", afirma, considerando que o papel da SIC tem sido sempre inovador.
Amanhã irá para o ar o episódio O Mercado, que reúne histórias de quem trabalha neste espaço. Na quarta vai para o ar A Praça, com testemunhos de gente com um vício - do sexo à droga, ao jogo - e que relata a sua experiência (alguns dão a cara, outros não). O Prédio, recolha de relatos no hall de um edifício no bairro dos Olivais, em Lisboa, vai para o ar na quinta-feira. A Viagem, na sexta-feira, encerra este conjunto de trabalhos da Histórias com Gente Dentro, um projecto com imagem de Paulo Cepa e edição de Luís Gonçalves.
fonte: site DN
O projecto fica por aqui, mas, diz Alcides Vieira, a porta para ser retomado não está fechada.

Comentários