SIC K com aprovação da ERC

ERC autoriza criação de novos canais infantis, o SIC K deverá arrancar em Dezembro
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) autorizou a criação de dois novos canais de televisão e a alteração da jurisdição de outros três, todos por cabo, divulgou hoje o organismo regulador.
O SIC K, é um novo canal para o público infantil que será lançado pelo grupo Impresa e emitido pela operadora para televisão da Portugal Telecom, o Meo, que terá o exclusivo durante os primeiros seis meses. O canal, que a Impresa anunciou em Julho, deverá começar a ser emitido no próximo mês - no Natal a programação infantil é, habitualmente, reforçada - também terá uma componente dedicada aos adolescentes, contando, por exemplo, com o programa dedicado aos jovens e chamado "Factor K".
Negociações entre produtora líder em Espanha e a SIC
Grande parte dos programas para este canal poderão ser fornecidos pela produtora Imira Entertainmen - líder no mercado de Espanha na produção e distribuição de séries de televisão, sobretudo juvenis e infantis - que está em Portugal a negociar com a SIC. O único dos novos canais que era até agora desconhecido chama-se Biggs e será um canal infantil e disponível apenas para assinantes, segundo a autorização divulgada pela ERC.
Biggs "sucede" ao actual Panda
De acordo com a mesma fonte, o Biggs é dedicado a crianças entre os oito e os 14 anos e pretende "cobrir o espaço libertado pelo actual Canal Panda" e "cobrir uma necessidade actual do mercado, dado que o canal Disney é mais vocacionado para o público feminino e os restantes canais infantis para estas idades possuem uma programação pouco diversificada". Detido pela Dreamia, o canal será exibido na Zon TV Cabo, apresentando uma grelha em que metade dos programas é de animação, 30 por cento conteúdos "Live Action/Imagem Real" e o restante produção própria vídeo-clips, concertos e concursos em estúdio.
Outros canais aprovados
O conselho regulador da ERC aprovou ainda os canais Mov, Hollywood e Panda, já disponíveis em Portugal há vários anos. "Estes canais não estavam sediados em Portugal. Estavam sob jurisdição de outro Estado da União Europeia", explicou à Lusa fonte oficial da ERC. As autorizações do Biggs, do Mov, do Hollywood e do Canal Panda foram requeridas pela empresa Dremia.
fonte: SIC Online

Comentários