O regresso da rubrica "Esta Semana" ao blog

Depois de uma ausência de dois meses e picos a rubrica semanal “Esta semana” está de volta e com novidades. A primeira é, desde logo a mudança do dia! Antes era ao domingo, agora passa a ser ao sábado!
Mas, ao contrário do que se pensa, eu não deixei de escrever esta rubrica. Passei a fazê-lo num outro local (não falando apenas da SIC) que é o blog tv universo!
Passando à rubrica propriamente dita tenho inevitavelmente de falar da transferência mais recente da TV portuguesa. Falo de Miguel Sousa Tavares que deixa a TVI para se mudar para a SIC em 2010.
Uma transferência esperada para uns (devido à saída de Moniz da TVI) e inesperada para outros que estavam habituados a ver os seus comentários no Jornal Nacional às 3.ªs feiras.
No entanto a transferência vai mesmo acontecer. Os telespectadores da TVI e a própria estação de Queluz perdem um comentador de peso sendo que a estrutura vai caindo aos poucos (e que não me venham dizer o contrário).
A notícia já foi confirmada por parte da TVI via director de informação – Júlio Magalhães – que já sabe que não há volta a dar e por parte do próprio Miguel Sousa Tavares que confirmou que depois de 9 anos a vestir a camisola da TVI está na altura de mudar para outros ares que por sinal conhece muito bem – a SIC.
A SIC ganha assim mais um peso pesado nos comentários em Portugal e ganhará em 2010 um espaço de informação com a apresentação e coordenação de Miguel Sousa Tavares.
Ainda relacionado com a transferência posso dizer que ainda na altura de Moniz na TVI o próprio lhe fez um convite para um programa na TVI24 coisa que não acontece visto que como Sousa Tavares refere não está a trabalhar para 40 mil pessoas.
A entrada de Miguel Sousa Tavares na SIC faz com que haja reajustes necessários na grelha de programas a partir de Fevereiro visto que é quando o jornalista vai passar a coordenar e a apresentar o espaço de informação. Deixo aqui uma sugestão: Quartas-feiras à noite!
---
Outro tema que aqui trago são as audiências: a SIC continua em terceiro e todos já sabem que ficará em 3.º no final do ano com a RTP1 a voltar ao 2.º lugar e a TVI a liderar. No entanto o destaque vai para as audiências diárias que não ultrapassam os 22% de segunda a sexta. É preciso reformular o horário nobre e urgentemente principalmente o horário das 22h-23h. E nem com futebol europeu - Liga Europa - a SIC consegue suplantar a TVI e RTP1 em audiências. Na quinta-feira por exemplo empatou a 24,3% de share com a RTP1. Conseguiu superar as novelas da TVI e foi o programa mais visto do dia! Ao menos isso

Comentários