SIC K arranca hoje

Programas como "A cozinha do 'chef' André" e o "Factor K" são os primeiros formatos próprios.
Séries dobradas em Português, em animação e "live action", cinema em horário nobre e produção nacional. São para já estas as linhas orientadoras do SIC K, dirigido ao público infanto- -juvenil, que arranca hoje no Meo.
Um pequeno apontamento em directo e simultâneo com a SIC generalista marca o início das emissões do SIC K. A partir das 16 horas, começa aquele que será o bloco de animação diário e que se prolonga até às 19. Deste fazem parte séries como "Ben 10", "Iron Man" e "Yy-Gi-Ho", dobrados na língua de Camões.
Serão "tardes alucinantes pela sua qualidade", na opinião de Pedro Boucherie Mendes, director dos canais temáticos da estação de Carnaxide e responsável pelo SIC K. O canal, que nos próximos seis meses é emitido em exclusivo pelo Meo, tem a "ambição de ser o melhor canal português para este tipo de público". "Conseguimos programas melhores do que esperávamos", revelou Boucherie Mendes, por se tratar de um "mercado muito competitivo", onde existe "forte concorrência".
"A cozinha do 'chef' André" e "Factor K" são os primeiros formatos de produção própria. O primeiro, como o nome indica, é sobre culinária, mas mais dedicado à fase de empratamento, a chamada "Cute food". Em cada programa, André Domingos cozinha uma receita simples e saudável, terminando sempre o prato com uma apresentação "surpreendente e divertida". "Factor K" é um magazine semanal sobre cultura urbana e "lifestyle", apresentado por Raquel Strada.
"Vamos cumprir as quotas mínimas de produção", explicou Luís Marques, director-geral da estação. Mas, dado o custo elevado da produção nacional, esta será feita com parcimónia. "Há aqui uma questão de escala. Produzir localmente é absurdo. Este canal não tem subsídios", frisou Boucherie Mendes.
No entanto, os responsáveis da estação estão interessados em receber projectos. "O SIC K vai estar aberto a propostas de agentes e criativos de desenhos animados, que se possam depois exportar", acrescentou este último. O canal também vai emitir algumas das séries juvenis produzidas pela SIC nos anos mais recentes, como "Floribella", "Rebelde way" e "Uma aventura".
À noite, o destaque será dado ao cinema, um género "que não há muito na televisão (generalista)". Esta noite, serão exibidas as curtas-metragens "A todos um Shrek Natal" e "O cão que salvou o Natal". Da programação anunciada encontram-se ainda títulos como "O panda do kung fu", "Monsters vs aliens", e "Madagáscar". Amanhã, a SIC generalista e o novo canal vão receber pequenos apontamentos em directo conduzidos por Raquel Strada e João Manzarra, a partir do espaço Kidzania, na Amadora.
fonte: site JN

Comentários