"SIC fez grande esforço em conjuntura dificil"

O director-geral da SIC, Luís Marques, faz um balanço positivo do seu primeiro ano à frente dos destinos da estação, enaltecendo o esforço que a empresa fez num ano difícil para o sector da comunicação social.
Em declarações à Lusa, Luís Marques, que entrou para a SIC a 01 de Janeiro de 2009, disse que a maioria dos objectivos a que se propôs foram conseguidos e mesmo no que respeita às audiências assegura que o terceiro lugar - segundo a Marktest, a SIC deverá terminar o ano atrás da TVI, que lidera, e da RTP1 - está dentro das expectativas.
"Vamos terminar o ano dentro do que eram as nossas expectativas orçamentais. Foi um esforço grande a todos os níveis e que se traduz num bom resultado tendo em conta a conjuntura difícil", disse adiantando que foram feitos também novos investimentos através da inauguração de três novos estúdios.
Ao longo do ano, explicou, a SIC reduziu custos na ordem dos 20% o que permitiu compensar a quebra de receitas em publicidade, estimada em mais de 10%.
O ano de 2009, adiantou, foi um dos piores de sempre em matéria de publicidade, mas o processo de reestruturação iniciado em 2008, que fez rever o perímetro empresarial da empresa focando-se na actividade principal - Televisão -, permitiu a redução de custos e o regresso ao lucro líquido no terceiro trimestre deste ano.
Este ano, a Impresa alienou a IPlay e a New Media e adquiriu 40% da Lisboa TV, passando a deter a totalidade da empresa e reduzindo os interesses minoritários.
Além disso, vendeu ainda a produtora TDN e empresa de traduções e legendagem Dialectus.
O grupo aumentou o seu lucro em mais de 82% nos primeiros nove meses deste ano relativamente ao mesmo período do ano passado, tendo obtido um resultado de 249 mil euros.
Luís Marques destacou ainda a aposta da empresa na criação de um novo canal temático - a SIC K -, que arrancou a 18 de Dezembro.
"A Sic K aumentou o portfólio de oferta e corresponde a uma segmentação da procura", disse.
Na opinião do director-geral da SIC, a estação esta no final de 2009 mais forte superando as melhores expectativas.
Já no que respeita a 2010, Luís Marques considera que será igualmente um ano difícil, sem expectativas de investimento publicitário, mas advoga que a estação que dirige está preparada para os desafios, entre os quais a migração para a tecnologia digital.
foto: SIC Divulgação

Comentários