SIC foi quem mais subiu

Fechado o primeiro trimestre de 2010, as contas das audiências dos três canais generalistas mais fortes são fáceis de fazer: a TVI está destacada em primeiro lugar com 28,2% de share médio, a SIC em segundo com 24,7% e a RTP1 em terceiro com 24,2%. Quando começamos a comparar estes resultados com outros do passado recente é mais difícil perceber quem mais ganha ou quem mais perde.
Comparando com os shares médios de 2009 (TVI 28,7%, RTP1 24% e SIC 23,4%), quem mais subiu foi a SIC e quem mais desceu foi a TVI. Comparando com o período homólogo de 2009, ou seja, com o primeiro trimestre de há um ano (TVI 29%, RTP1 25,2% e SIC 24,5%), verificamos que o tombo é da TVI e da RTP1 e o pouco que a SIC sobe é o suficiente para ficar em segundo lugar. Esta última comparação é a mais correcta pois compara consumos de televisão em períodos do ano iguais, respeitando a sazonalidade daqueles.
Apesar de o domínio continuar a pertencer à estação de Queluz, é factual que a sua média desceu e, se a tendência se mantiver, é natural que este ano seja o mais baixo da TVI desde que, em 2005, chegou à liderança anual das audiências. Do lado da RTP1 o cenário é o pior de todos, devido a uma política desastrosa de programação do prime-time pós ‘Telejornal’, que faz com que, de um ano para o outro, a estação estatal desça de 25,2% de share médio para 24,2%, perdendo o segundo lugar das audiências para a SIC. Apesar de 24,7% ser uma média muito fraca para uma estação com a ambição da SIC, a verdade é que subir pouco é subir, apesar de a conquista do segundo lugar das audiências se dever mais ao demérito da RTP1 do que ao mérito da programação da estação de Carnaxide.
MEMÓRIA
Em 2006, os resultados anuais isolavam a TVI em primeiro lugar com 30% de share médio, a SIC em segundo com 26,2% e a RTP1 em terceiro lugar com 24,5%. Já em 2008, a TVI registava uma média anual de share de 30,5%, a SIC de 24,9% e a RTP1 de 23,8%. Nesta perspectiva, as coisas em 2010 pioraram para a TVI e para a SIC, ficando a RTP1 com uma avaliação intermédia.
TENDÊNCIA
Os próximos três meses ficarão marcados pela transmissão do Mundial 2010 da África do Sul, em Junho. Os jogos serão transmitidos na RTP1 (os bons) e na SIC (alguns dos outros), o que fará com que a TVI sofra mais do que é comum. A SIC há-de estrear novos produtos em horário nobre que quererão elevar a fasquia. Na RTP1 saúda-se o regresso de Herman José. Do lado da TVI o prato do costume, as novelas, vão continuando a servir-se em doses vencedoras.
fonte: site CM in Francisco Penim

Comentários