Fátima Lopes muda-se para Queluz

Amanhã, pouco depois das 15.30, já não será Fátima Lopes a surgir no ecrã da SIC a apresentar Vida Nova. No seu lugar aparecerá José Figueiras, sem desprimor, o eterno "bombeiro" da SIC. Na sexta-feira, ao final da noite, o anúncio da saída de Fátima Lopes da estação de Carnaxide apanhou todos de surpresa. Até os próprios responsáveis da SIC, segundo apurou o DN.
E a confirmação da sua ida para a rival TVI foi feita pela própria apresentadora, através de comunicado ontem enviado às redacções. "Começo agora uma nova etapa da minha vida profissional na TVI", revela a apresentadora, justificando a saída da SIC com "uma necessidade de crescer, de mudar".
Mas o regresso ao ecrã só deve acontecer em Setembro, na rentrée televisiva e na apresentação das novas grelhas. Contactado pelo DN, André Cerqueira, director de Programas da TVI, recusou fazer qualquer comentário, remetendo todos os esclarecimentos para hoje, através de comunicado.
Fontes contactadas pelo DN admitem dois cenários diferentes. Por um lado, apresenta-se forte a hipótese de Fátima Lopes substituir Júlia Pinheiro nas tardes das da TVI. Para além de assegurar o início das tardes da estação de Queluz, Júlia Pinheiro tem ainda responsabilidades na programação e já por diversas vezes afirmou publicamente que está cansada. A juntar ao programa diário, Júlia Pinheiro assegurou ainda, com Manuel Luís Goucha, a apresentação do concurso Uma Canção para Ti, fazendo que estivesse em antena seis dias por semana.
Outra hipótese de que se fala é a emissão de dois talk shows durante as tardes da TVI, um da responsabilidade de Júlia Pinheiro e outro de Fátima Lopes.
Certo é que a saída de Fátima Lopes não caiu bem entre os principais responsáveis da SIC, que se viram confrontados com um facto consumado: a perda do rosto da estação durante a última década. Apresentada como "uma bomba" por Emídio Rangel, em 1994, quando substituiu Alexandra Lencastre na apresentação de Perdoa- -me, Fátima Lopes destacou-se com All You Need Is Love e Surprise Show. Desempenho que lhe valeu a criação e longevidade de um talk show com o seu nome - Fátima Lopes -, que contou com mais de 600 emissões.
"Acho que é uma das maiores perdas da SIC desde a saída de Emídio Rangel", afirmou ao DN o crítico de televisão Nuno Azinheira. "Não era um dos rostos da SIC, era o rosto, mais do que Bárbara Guimarães ou Herman José o foi em tempos", salientou. Nuno Azinheira destaca ainda outra questão: "Esta situação confirma a dificuldade da SIC, já de há alguns anos, em segurar e motivar as suas maiores estrelas. Por outro lado, coloca em evidência a abissal diferença de ordenados praticados na SIC e na TVI. E, claro, há ainda a questão, para a Fátima Lopes, de estar a mudar para um líder de audiências."
DN

Comentários

ricardo disse…
Maldito Andre cerqueira, nunca pensei que ele fosse tirar o trunfo á sic nem nunca pensei que a eterna cara sic deixasse a sua casa onde ela se fez a melhor apresentadora de portugal, eu odiava o Moniz porque este sempre fazia a vida negra a sic e fiquei feliz com a sua saída, mas estou a ver que este novo director de programas da tvi é bem pior e tirou o unico trunfo da sic, estou pasmado, murindo em choque nunca pensei que a Fatima Lopes fizesse o que fez, alias nem o Balsemão consegui travar a sua saida, só posso prever que a tvi se calhar aumentou-lhe o ordenado não vejo programas para ela na tvi alias acho que nao existe espaço para ela na tvi a nao
ao ser o Big Brother, mas acho que a Fatima nunca apresentaria isso Mas depois desta Noticia ja tou por tudo. espero que ela volte a sic o mais depressa possivel.