O sucesso do Mundo de Patty

Sucessora de "Floribella" e de "Chiquititas", a novela infanto-juvenil "O mundo de Patty" regressou à antena da SIC. A protagonista, que recentemente esteve em Portugal, foi recebida com entusiasmo pelos mais novos e prevê-se um sucesso igual ao do ano passado.
São várias as ficções que foram buscar inspiração à história do "Patinho feio", mas nunca nenhuma tinha adoptado o nome. "Patito feo" é o título original de "O mundo de Patty", o formato argentino que está a ser exibido nas manhãs da SIC, no espaço "Twenn box" e pelo Panda Biggs.
A história centra-se em "Patito" ("Patty"), um diminutivo de "Patrícia" comum na Argentina que vive em San Carlos de Bariloche, uma pequena cidade no sopé dos Andes. Por motivos de saúde "Patty" instala-se com a mãe em Buenos Aires e descobre que o seu médico é também o seu pai. No colégio integra um grupo de canto e coreografias, intitulado "As Populares", que rivaliza com "As Divinas", por seu lado liderado pela arqui-rival "Antónia".
"É uma série destinada ao público entre os 6 e os 12 anos e tem tido boa aceitação", explicou Vanessa Fino Tierno, responsável pelas compras internacionais de Carnaxide. Na SIC, a emissão da primeira temporada, no Verão passado, registou uma quota de audiência ("share") de 35%, nesta faixa de público, e este anos os resultados são "semelhantes". O Panda Bigs tem os direitos para a emissão no cabo.
A aposta da estação neste tipo de produtos insere-se numa linha de continuidade criada com "Floribella". Segundo a responsável, "nos últimos cinco anos, a SIC tem tido sempre formatos para este público juvenil".
Porém, como não seria exibida em horário nobre, "O mundo de Patty" não foi adaptada à realidade portuguesa, como aconteceu com a primeira. Em vez disso, optou-se pela dobragem dos episódios.
"As crianças não estranharam a dobragem", prosseguiu Vanessa Fino Tierno, acrescentando que muitas das vozes pertencem a crianças que integram os musicais de Filipe La Féria. E "quando esteve na SIC, a Laura cantou duas músicas em português", frisou.

De visita a Portugal
Em finais de Junho, a protagonista, Laura Esquivel, veio a Portugal para participar no Festival do Panda, onde animou a pequenada, e foi entrevistada no programa "Companhia das manhãs" da SIC.
Entre a audiência encontrava-se Inês Lopes, de 14 anos, uma das fãs mais activas e autora do blog "Mundo de Patty Fans Oficial".
"Foi uma brincadeira, nunca esperei que tomasse estas proporções", contou, revelando que o número de visitantes ultrapassa os 400 mil.
O blog é alimentado por si, nos tempos livres, essencialmente com vídeos, fotos e informações sobre os actores que resultam de pesquisas em blogues italianos e espanhóis. Aliás, além da Argentina e de Portugal é nestes dois países que o fenómeno "Patty" também tem vindo a crescer.
Apesar de considerar que a história "está muito bem escrita" são as coreografias interpretadas pelos dois grupos rivais que Inês Lopes prefere na produção. E quanto à protagonista, que teve oportunidade de conhecer pessoalmente, a fã qualifica de "muito querida, simpática e humilde".
JN

Comentários