UBI atribui Honoris Causa a Francisco Pinto Balsemão

O ex-primeiro-ministro e presidente do grupo Impresa, Pinto Balsemão, vai receber, a 11 de outubro, o grau Honoris Causa da Universidade da Beira Interior (UBI), disse hoje o reitor da instituição, João Queiroz. O nome foi proposto pelo Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras da universidade, pelo papel de relevo desempenhado por Pinto Balsemão na área da comunicação.
"É uma distinção justificada pelo mérito e obra desenvolvida em prol da comunicação social portuguesa, mas também pela consolidação de uma democracia livre e plural no nosso País", realçou João Queiroz.
A atribuição sublinha ainda "que há uma relação desde há vários anos entre a universidade e a SIC", acrescentou.
Através de um protocolo, o canal de televisão tem nos estúdios da UBI uma das suas delegações regionais desde 1998, apoiando ao mesmo tempo a formação de jornalistas licenciados na instituição.
A cerimónia de atribuição do grau Honoris Causa vai decorrer no dia do começo solene do novo ano letivo, a 11 de outubro.
Pinto Balsemão foi fundador do PPD/PSD, foi primeiro ministro entre 1981 e 1983 e preside atualmente ao Conselho de Administração da Impresa, holding de comunicação social que detém a SIC e o Expresso, entre outros títulos.
Lusa
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Comentários