Edição da Manhã, Primeiro Jornal e Jornal da Noite prolongados

Amanhã poderá ser um dia histórico para Portugal em termos de justiça. O processo Casa Pia foi lançado pela SIC numa entrevista feita a Carlos Silvino em finais de 2002. Rodrigo Guedes de Carvalho começava a notícia por aquele que podia ser o maior e impressionante caso de Pedofilia em Portugal. O Escândalo Casa Pia rebentou nos finais de 2002, quando um antigo aluno da Casa Pia em entrevista à jornalista Felícia Cabrita, alega ter sofrido de abusos sexuais, enquanto jovem. Os principais responsáveis desses abusos eram figuras públicas e um ex-funcionário da Casa Pia, Carlos Silvino, mais conhecido como Bibi.
A 29 de dezembro de 2004, o Procurador-geral da República, José Souto Moura, acusa formalmente várias personalidade de abusos sexuais a menores: Herman José e Carlos Cruz, duas estrelas da televisão portuguesa; arqueólogo Francisco Alves e o antigo médico da Casa Pia, Ferreira Diniz; o ex-Ministro da Segurança Social do governo de António Guterres e actual deputado do Partido Socialista, Paulo Pedroso; embaixador Jorge Ritto.
O julgamento iniciou em 25 de Novembro de 2004, com sete arguidos: Carlos Silvino, Carlos Cruz, Jorge Ritto, Ferreira Diniz, Manuel Abrantes, Hugo Marçal e Gertrudes Nunes. O caso arrastou-se durante anos, com audiências públicas e não públicas para auscultar as alegadas vítimas.
De 25 de Novembro de 2004 a 3 de Setembro de 2010 passaram quase 6 anos desde o início do processo mais moroso da justiça em Portugal. A SIC esteve no início do caso, esteve no primeiro dia de julgamento com Maria João Ruela a conduzir uma emissão especial na altura.
AMANHÃ, o canal vai acompanhar tudo ao pormenor com uma vasta equipa de profissionais. Os blocos informativos serão mais longos do que o habitual e começa logo e manhã com a Edição da Manhã a prolongar-se até às 10h40 começando às 7h00. O Primeiro Jornal também será mais longo. Começa às 13h em ponto e irá prolongar-se até às 14h45. O Jornal da Noite também terá uma edição mais longa. O bloco informativo terá uma duração de 2h (20h às 22h)!

Comentários