A estreia, na segunda-feira, do programa “Boa tarde”, com Conceição Lino, na SIC, tem dado que falar por causa das imagens de dois partos transmitidas em pleno directo. Segundo a Humpar, Associação Portuguesa pela Humanização do Parto, a emissão “em nada contribui para informar ou educar, limitando-se a mostrar em directo um parto e uma cesariana, sem qualquer contextualização que não seja a oportunidade (assumida!) de promover a estreia de um programa de televisão”. O organismo mostra-se chocado pelo “voyeurismo” das cenas, que retratam uma mulher num “momento de fragilidade emocional” e sublinha ainda a “falta da preparação da apresentadora/repórter para assistir ao nascimento”. A profissional ao serviço da estação de Carnaxide foi relatando todo o processo, com os detalhes da actuação médica, e a mãe da criança, esteve constantemente a ser solicitada para prestar declarações e preencher o tempo desde o arranque do programa até ao nascimento propriamente dito, que ocorreu 15 minutos depois.Os nascimentos em questão decorreram nos hospitais de Santa Maria e de Beja.
GOSTOU DE VER OS PARTOS?
QUAL É A SUA OPINIÃO?
QUAL É A SUA OPINIÃO?
Comentários
No entanto deixo-a aqui...
O programa nasceu e estava previsto desde o início que iria haver mais partos naquele dia e que poderiam acompanhar pela primeira vez partos em directo na tv portuguesa. Fez-se história nesse sentido!
E se as próprias parturiantes não se oposeram não vejo o mal nisso!
Veria mal, isso sim, se fossem lá filmar o parto e não quisessem saber mais dos bebés que nasciam naquela tarde 13 de Setembro.
Além disso foram bem pensados os locais onde seriam filmados os partos. A televisão está em Lisboa onde nascem muitas crianças diariamente. Em Beja a situação é diferente mas prova que também nascem pessoas no interior português, neste caso... nascem pessoas no Alentejo!
E em relação ao voyeurismo até pode ser, mas o conteudo estava correcto... em estúdio ia-se falar de partos e de crianças que viriam a nascer e que nasceram à menos de 1 ano...
Quanto ao profissionalismo das reporteres é natural - acho eu - que se emocionem... é um momento (muitas vezes) único na vida de uma pessoa!
Significa que elas tiveram sorte,porque já pensaste mais quantas gostavam de ter um parto em directo?