5 anos a Falar Global na SIC Notícias

O programa “Falar Global”, transmitido pela SIC Notícias, assinala no domingo o quinto aniversário com uma iniciativa em Lisboa onde 30 personalidades vão integrar um “exercício de participação colectiva”, falando sobre áreas como tecnologia, educação e inovação.
António Mexia, presidente da EDP, Mariano Gago, ministro da Ciência e Tecnologia, Guta Moura Guedes, directora da Experimenta Design, António José Teixeira, director da SIC Notícias e João Barbosa, músico dos Buraka Som Sistema, são alguns dos participantes na iniciativa, que decorre no Pavilhão do Conhecimento e que conta também com o contributo de diversos cidadãos anónimos.
Subordinada ao mote “Muitas Pessoas. Muitas Ideias”, a iniciativa de domingo é a primeira do projecto “Fala Futuro”, inserida no aniversário de “Falar Global”, programa com apresentação e autoria de Reginaldo Rodrigues de Almeida, docente da Universidade Autónoma de Lisboa.
Cada um dos participantes de domingo recebeu 30 questões com antecedência de modo a poder preparar as respostas, que terão um limite máximo de dois minutos, informa a produção do programa.
Cada convidado irá sentar-se em frente a uma das 30 câmaras e responder às 30 perguntas seleccionadas, o que originará um total de 900 vídeos que serão posteriormente alojados no site do programa “e serão a inspiração para que mais e mais pessoas juntem as suas ideias e perspectivas” sobre a sociedade.
“Falar Global”, transmitido semanalmente na SIC Notícias, “está muito consolidado nas audiências”, afirmou Reginaldo Rodrigues de Almeida à agência Lusa. O desejo do autor do programa é o de perceber o “impacto das tecnologias” nos cidadãos.
“Se nós percebermos que o futuro nos interessa porque é lá que vamos viver o resto dos nossos dias, é evidente que nos interessa antecipar essas questões e ter presente a inovação como um dos caracteres de base que vai moldar a sociedade do futuro”.
O projecto “Fala Futuro”, marca do quinto aniversário de “Falar Global”, vai continuar a eleger convidados especiais em 2011 e irá levar outros eventos de inteligência colectiva a várias localidades do país.
P

Comentários