Amor sem Limites a partir de hoje na SIC Mulher

A gestão dos afectos não passa só pela sexualidade e é essa a mensagem que se pretende transmitir no novo programa que a SIC Mulher estreia esta sexta-feira à noite. Maria do Céu Santo, ginecologista e obstetra, é a anfitriã de uma conversa, que se quer pluridisciplinar.
Adelaide Sousa, apresentadora, Manuel Coelho, urologista, Raquel Abecasis, nutricionista e Carlos Quevedo, jornalista, são os primeiros convidados a sentarem-se à mesa, em sentido literal, com Maria do Céu Santo.
É que em vez de um estúdio convencional, com apresentadora e participantes instalados em cadeiras ou sofás, aqui estão todos à mesa, numa espécie de conversa entre amigos no final de uma refeição.
"As pessoas estão mais descontraídas a conversar", explica a especialista, acrescentando que em cada emissão contará com quatro convidados de outras tantas áreas: "Médicos, escritores, actores e políticos". O objectivo é que os assuntos não sejam tratados de forma negativa, antes com "humor e optimismo".
Talvez por isso o tema da primeira emissão, que vai para o ar às 21.45 horas, seja "Vacina anti-divórcio". Sem querer levantar muito o véu sobre a forma em que esta prescrição se traduz, a médica avança que serão dados conselhos como "é que as pessoas ao longo da vida podem ultrapassar as crises afectivas" e levá-las "a transformar a sua rotina em momentos únicos".
Problemas masculinos
Emitido num canal destinado ao público feminino, o programa, que terá 28 emissões, não vai falar em exclusivo de temas que dizem respeito ao público-alvo.
Problemas relacionados com a andropausa (afrontamentos e irritabilidade, que também se verificam nos homens) e formas de lidar e ajudar as mulheres que estão na menopausa, são alguns dos temas direccionados ao sexo masculino.
As emoções terão um lugar de destaque nas conversas. "A parte afectiva não é só sexualidade. É fazer festinhas, trocar olhares...", sublinha Maria do Céu Santo, acrescentando ser fundamental que a "pessoa se conheça a ela própria, e se ame sem limites (daí o nome escolhido para o formato) tenha tempo para si própria e veja o que é que faz falta ao parceiro".
Por outro lado, também se pretende levar os espectadores a "diagnosticar os seus principais problemas" e a resolver alguns, que não necessitem de acompanhamento especializado. "Alterações que se podem ultrapassar com pequenos truques".
Este é o primeiro formato de produção nacional exibido pela SIC Mulher após "Serralves fora de horas", com Júlio Machado Vaz e Ana Mesquita, que estreou em 2007.
Questionada sobre a importância que este tipo de programas têm vindo a ter no panorama da saúde sexual, Maria do Céu Santo frisa que mais do que o número de emissões, o importante "é a maneira como é passada a informação. Todos somos ensinados a seduzir, mas não somos ensinados a fazer amor".

Comentários

Flor disse…
Gosto imenso de ouvir a Drª Maria do Céu Santo.