A aposta no facebook depois do Hi5

A estação pública tem cerca de 50 páginas no Facebook, a SIC segue-lhe os passos com cerca de 20 e a TVI ronda as 15. Já nenhum canal quer ficar de fora desta rede social e apostam forte nesta ferramenta de marketing gratuita.
(...)
E embora não existam estudos que garantam que tipo de público fica mais curioso com a televisão após ter tomado contacto com o Facebook, a directora de Marketing da SIC, Vanessa Romeu, justifica que o importante é "criar afinidades com as marcas". Mas não só: "Há uma comunicação bidireccional directa, em que podemos ouvir as pessoas e elas podem deixar as suas opiniões."
(...)
Carnaxide despertou para as potencialidades das redes sociais ainda antes com o hi5. "Com a novela Rebelde Way, criámos uma página para chegar a públicos mais jovens", recorda Vanessa Romeu. E daí ao Facebook foi um salto impulsionado pelo talent show Ídolos. "Foi nessa altura que olhámos para a rede social de uma forma mais preparada e começámos a fazer um maior esforço de integração de todas as páginas", explica.
(...) No caso da SIC K, é através do botão "eu gosto" que todas as semanas o público vota qual a série que quer ver no canal infantil no fim-de-semana, e até já criaram um alter ego. "Temos o diabinho K que, de vez em quando, faz umas marotices aos utilizadores", enumera Vanessa Romeu. (...)
(...) Vanessa Romeu, na SIC, teve uma experiência diferente. "A página do Companhia das Manhãs não resultou tão bem, mas o Capa de Revista está a resultar. O Boa Tarde já é diferente porque arrancou logo com essa dinâmica", sustenta.
Os responsáveis das estações salvaguardam, porém, que, de todos os velhinhos métodos de comunicação entre espectadores e canais, só as cartas perderam definitivamente clientela. "Não notamos diminuição de telefonemas e e-mails, mas o Facebook, além da interactividade com o público, permite ainda 'conversar' com outros espectadores sobre o mesmo assunto", explica Brigitte Loureiro. Eis uma opinião que a RTP e a SIC também partilham. Logo, todos eles "gostam disto".
DN

De referir que o SIC Blogue está também no Hi5 e no Facebook!

Comentários