"As audiências são pessoas" > Bárbara Guimarães

Regressa no domingo com o concurso Portugal Tem Talento. Mas, afinal, qual é o talento escondido de Bárbara?
(gargalhada) Os meus talentos estão bem escondidos até 6 de Março. Quando começar a fase das galas, vou responder a isso ao vivo e em directo. Acho que vou conseguir surpreender (risos).
Como tem sido este regresso ao trabalho?
Um regresso ao trabalho muito intenso e divertido. Estivemos em audições em Lisboa, Braga e Faro. O júri vai agora reunir-se e seleccionar os 40 concorrentes das semifinais em directo.
Era este formato de caça-talentos que estava a apetecer-lhe apresentar?
Adoro o formato. Pode funcionar muito bem na televisão actual. Era bom que funcionasse tão bem como tem funcionado nos outros países. Porque não é só o canto e a dança, no fundo. Vamos ter um leque de actuações muito diverso e surpreendente. Qualquer pessoa de qualquer idade, com qualquer talento, pôde participar.
Tem-se surpreendido com o talento que tem visto por este País?
Tenho muito! Não direi com todos, mas com grande parte. Há de tudo nos castings. Nunca imaginei, por exemplo, que houvesse talento para o parkour (risos). Este programa significa isso: a liberdade para recebermos o que quer que seja de talento. Há pessoas que nunca estiveram num palco e muito menos na televisão.
E cromos, também há?
(gargalhada) Não gosto de os chamar assim. Isso era mais no Ídolos (risos). Mas é natural que existam pessoas que estão convencidas de que têm imenso talento... Há actuações bizarras, mas isso também nos diverte.
O que podemos esperar da fase dos castings?
São divertidíssimos. As pessoas vão ter noção do que se faz em Portugal. Ter uma plateia aberta a toda a gente durante as audições fez que esta seja vibrante e muito intensa. Acaba por ser um júri em si.
Temos um júri feroz neste concurso?
(risos) Temos um júri com uma qualidade feroz. É maravilhoso, muito bem escolhido. Têm em comum o humor. O júri diverte-nos muito ao longo do programa. Mas não podemos comparar este júri com o do Ídolos, é em tudo diferente.
Consegue descrevê-los? Comecemos por José Diogo Quintela...
Hilariante, rápido, inteligente e cheio de humor.
Ricardo Pais é...
Muito sério e muito assaz nos seus conselhos.
E Conceição Lino?
A Conceição, de repente, tornou-se numa justiceira (risos). Vamos ter boas surpresas com ela.
Está confiante em relação às audiências?
Expectante.
Que tipo de relação tem com estes números?
As audiências são pessoas, ao fim ao cabo. Eu quero ter um público que se fidelize com este programa. Uma vez que o Portugal Tem Talento tem concorrentes de todas as gerações, é um programa para a família. É para todas as idades. Estou confiante que vamos ter muitas pessoas a ver-nos e uma boa audiência.Nos últimos anos, temos assistido a uma sobrecarga de programas de caça-talentos na grelha de todos os canais. O que é que Portugal Tem Talento traz de diferente?Este concurso tem canto, tem dança, mas tem outras coisas mais e isso nós nunca tivemos em televisão. Essa é a grande diferença: a grande diversidade de actuações e talentos.
A Bárbara esteve em Londres a assistir ao original Britain's Got Talent. Espreitou também a versão portuguesa que a RTP fez em 2007, Aqui Há Talento, com Sílvia Alberto?
Não cheguei a ver. Foi-me dito que essa era uma edição diferente da nossa. Tinha outros procedimentos, não passava pelas audições, não tinha a plateia, não era tão extenso, etc.
E o seu filho Dinis Maria, de 6 anos, já revela algum tipo de talento?
(risos) Aquilo que posso dizer é que o Dinis vai ver este programa. O meu filho vai adorar o Portugal Tem Talento, até porque tem muitos momentos de magia e o Dinis adora isso.
A Carlota, de três meses, esteve consigo durante a gravação dos castings...
Sim. Senti-me privilegiada por levá-la comigo. Sendo ela tão pequenina e tendo eu também feito uma licença de maternidade tão curta, tinha de a ter comigo pelo menos nesta fase inicial. E ainda bem, ela tem-se portado bem (risos).
JN

Comentários