O exercício físico intenso a que os concorrentes de ‘The Biggest Loser’ são sujeitos está a preocupar algumas associações portuguesas que lutam contra a obesidade e que querem garantir que os seus associados, muitos deles já inscritos em ‘O Peso Certo’, a versão nacional do programa, que estreia em Abril, na SIC, não sairão prejudicados.
É o caso da Adexo (Associação de Obesos e Ex-obesos de Portugal), que colocou no seu site um alerta para os perigos de perder peso em apenas três meses. "Já entrámos em contacto com a produtora do programa [Fremantle] para falarmos sobre os critérios de escolha dos concorrentes. Disseram que, assim que a estrutura estiver montada, marcam uma reunião connosco e com a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade", adianta ao CM Carlos Oliveira, presidente da Adexo. Este alerta para o facto de, nos EUA, muitos dos concorrentes de ‘The Biggest Loser’ terem sido posteriormente submetidos a cirurgias às ancas e joelhos. "Quem é que depois paga estas cirurgias? É que o Serviço Nacional de Saúde pode recusar o tratamento a um doente que se tenha sujeitado voluntariamente a uma situação como esta. Por outro lado, se as mensagens forem as correctas, o programa pode ser uma mais-valia."
Contactado pelo CM, Frederico Ferreira de Almeida, presidente da Fremantle, garante que "todos os candidatos são sujeitos a uma cuidada avaliação clínica antes de serem seleccionados". Além disso, ao longo do concurso os concorrentes são submetidos a "métodos diferentes de exercício e de dieta, tendo uma equipa médica a acompanhá--los permanentemente".
Refira-se que a Fremantle já recebeu cerca de oito mil inscrições para ‘O Peso Certo’.
CM
Comentários