SIC Notícias descentralizada

Esta semana, como "forma de assinalar o 10.º aniversário" as primeiras horas da emissão da SIC Notícias realizam-se em locais emblemáticos do país. Segunda-feira, a "Edição da manhã" decorreu no Porto. Terça-feira, desenrolar-se-á na Covilhã, seguindo para Coimbra, Évora e Faro.
Ainda não eram sete da manhã de segunda-feira e já tudo estava montado para uma emissão especial do "Edição da manhã", a partir da Estação de S. Bento, no Porto.
"Uma forma de marcar o 10.º aniversário da SIC Notícias", salientou o apresentador João Moleira, antes de fazer a revista de imprensa no quiosque que existe naquele local.
O Porto foi a primeira das cinco cidades que, até dia 7, vão receber o formato. Covilhã, Coimbra, Évora e Faro são os destinos que se seguem e que constituem "um desafio acrescido" para João Moleira. Nestas paragens, "não tenho teleponto", confidenciou já no final da primeira etapa de três horas.
Para o jornalista, a experiência "valeu a pena" e abriu boas perspectivas para a semana. A Norte, João realçou ainda o ponto alto da celebração no dia "8 de Janeiro" que foi quando tudo começou, em 2001, exactamente com a "Edição da manhã"
A programação irá "até às duas da manhã e, ao longo desse dia, todos nós, que damos a cara pelo canal, vamos ter um papel especial. O melhor estará guardado para as nove da noite, altura em que serão revelados os novos estúdios, cenografia, grafismo e sonoridade", adiantou o protagonista, sem comprometer a surpresa final.
A completar a jornada da manhã, Ana Paula Vieira recolheu depoimentos sobre as expectativas em relação a 2011 em mais um "Opinião pública". Nos estúdios da SIC Porto, Pedro Cruz lançava os directos no exterior, junto dos portuenses convidados.
Vozes locais
"Fazer o programa num ex-líbris como a Estação de S. Bento foi uma iniciativa brilhante para festejar o aniversário de um canal que tem feito um trabalho de grande excelência", classificou o bi-bota de ouro e actual director de relações externas do F.C.Porto, Fernando Gomes.
O antigo futebolista foi o primeiro convidado, às 8.20 horas da manhã. O economista Daniel Bessa foi o senhor que se seguiu na cadeira, antes das intervenções do presidente da Metro do Porto, Ricardo Fonseca.
O jornalista da "Visão" Miguel Carvalho foi o último a ter voz na emissão. Homem da informação, várias vezes premiado, Miguel salientou a importância de haver "mais coisas destas".
"Só que é preciso que tenham consequências noutros âmbitos, porque esta região - que já teve mais poder informativo - talvez precise de uma presença diária nos media, que é difícil de conquistar. O facto da 'Emissão da Manhã' sair do estúdio é um contributo para a descentralização e a SIC está de parabéns por isso", acrescentou.
JN/HugoMAlves

Comentários