SIC Notícias muda de imagem no dia do aniversário

Dez anos após a estreia, a SIC Notícias vai inaugurar "um novo ciclo, com uma ambição redobrada". As palavras são de Luís Marques, director-geral da SIC, que revelou algumas das novidades que o canal líder de audiências da televisão paga em Portugal vai apresentar a partir de 8 de Janeiro, dia do seu aniversário.
A informação da SIC Notícias vai passar a estar toda concentrada num novo estúdio, de 200 metros quadrados, totalmente equipado com tecnologia de alta definição e que tem três espaços que podem estar a emitir em simultâneo. O investimento foi de 500 mil euros e, segundo Luís Marques, vai conferir "um ritmo completamente diferente". Além disso, vai possibilitar que mais de 90% da emissão seja feita em directo.
Além da renovação tecnológica, o canal vai assumir uma nova identidade visual, assim como uma nova sonoridade. A aposta nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, são outro dos caminhos a seguir.
Na semana que antecede a entrada da nova identidade no ar (de 3 a 7 de Janeiro), o canal vai ter várias emissões especiais, quer nas manhãs (ver caixa) quer nas noites. O destaque vai para 3 de Janeiro, dia em que se vai assistir a uma fusão excepcional de dois programas: os comentadores de ‘Quadratura do Círculo’ vão juntar-se aos de ‘Dia Seguinte’ e Pacheco Pereira poderá ser visto a discutir futebol com Dias Ferreira. A semana vai ter ainda especiais de ‘Contraste’, ‘Negócios da Semana’ e ‘Expresso da Meia-Noite’. Além disso, a ‘Edição da Noite’ terá coordenadores convidados, como Francisco Pinto Balsemão e António Vitorino.
Para o próximo ano, António José Teixeira, director do canal, promete o "enriquecimento do leque de comentadores" e Luís Marques não afasta a hipótese de reforçar a equipa de jornalistas.
Em jeito de balanço, Alcides Vieira sublinha que mais de 90% dos conteúdos da SIC Notícias já são de produção própria, salientando também o sucesso internacional. Em Angola, por exemplo, o canal conta já com mais de 200 mil subscritores.
Luís Marques diz ainda que a SIC Notícias "não foi afectada" pelo aumento da concorrência, com a RTP N e a TVI 24, sublinhando que, inclusive, o canal "saiu reforçado". "Não respondemos com precipitação e ganhámos com isso".
PEDRO NOURINHO FOI O PRIMEIRO
Às 07h00 do dia 8 de Janeiro de 2001, Pedro Mourinho deu início às emissões da SIC Notícias. O canal nasceu de uma parceria da SIC com a antiga TV Cabo, para revitalizar o projecto do CNL.
VOLTA A PORTUGAL EM UMA SEMANA
Na semana que antecede o aniversário, a SIC Notícias percorre o País. A emissão da manhã (das 07h00 às 12h00) do dia 3 de Janeiro será conduzida por João Moleira, em directo da Estação de S. Bento, no Porto. No dia seguinte, a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, é o palco do programa, enquanto na quarta--feira é a vez do Café Santa Cruz, em Coimbra. Na quinta--feira, a emissão é na Universidade de Évora e na sexta-feira no Mercado de Faro.
CM

Comentários