Araguaia > um pouco do início da história

Fernando (Edson Celulari) é um homem de meia idade bonito e charmoso. Casado com uma jovem bela Estela (Cleo Pires), ele é um apostador em corrida de cavalos que perde as suas últimas economias num páreo. Derrotado e sem dinheiro algum, ele leva Estela para Pirenópolis, onde vivem seu filho Solano (Murilo Rosa) e sua mãe adoptiva, Mariquita (Laura Cardoso). No caminho, encontra a vidente Terê Tenório (Thaís Garayp), que, assustada com o futuro que lhe prevê, pede que ele vá embora, sem lhe cobrar a consulta.
Ao chegar à cidade, Fernando e família recebem uma notícia que muda o rumo de suas vidas: a mãe biológica de Solano, Antoninha (Regina Duarte), está muito doente. Quem dá a notícia é Mamed (Yunes Chami), um homem que percorre o interior do país e é um amigo de longa data da família. Nem Fernando nem Solano a conhecem e, por isso, Mariquita pede que eles a acompanhem até o Araguaia, onde mora Antoninha, para que sejam apresentados.
Surpresa, Antoninha (Regina Duarte) recebe-os já muito fraca e emociona-se ao conhecer o filho, o neto e a nora, e ao rever Mariquita (Laura Cardoso), sua amiga de longa data. Fernando (Edson Celulari) não consegue, porém, esquecer a mágoa por ter sido abandonado quando era criança.
Numa conversa comovente, Antoninha revela o motivo pelo qual entregou seu filho ainda muito pequeno aos cuidados da amiga: as mulheres de sua família foram condenadas a uma terrível maldição indígena, que faz seus filhos homens morrerem às margens do Araguaia. Mesmo depois de ver o livro de receitas, escrito pelas mulheres da família e que contém toda a história, Fernando não acredita no que diz sua mãe.
Desesperada, Antoninha usa suas últimas forças e faz um apelo para que seu filho saia do Araguaia. Ele não se comove e a fazendeira morre em seguida.
Estreia hoje na SIC!

Comentários