Muito boa tarde, sejam bem-vindos ao debaixo de olho.
Nesta primeira crónica proponho-me analisar o Boa Tarde e os grafismos da SIC.
1. Começando pelo início, ou seja, pelo Boa Tarde começo por dar os parabéns a toda a equipa que compõe e produz o programa que são todos aqueles que no final do programa (perto das 18h) aparecem em letras a correr na ficha técnica do programa.
O Boa Tarde à poucas semanas era terceiro e muito afastado do 2.º lugar do Portugal no Coração da RTP1 e ainda mais afastado do talk show da Fátima Lopes A Tarde É Sua na TVI. Pois bem, as mudanças vieram e os espectadores gostaram… pelo menos é isso que os valores audiométricos do programa demonstram ao longo das últimas semanas. Do 3.º posto dos programas no seu horário passou para 2.º trocando com o da RTP1 e mesmo assim já morde os calcanhares à TVI. A semana passada foi histórica para o programa que conseguiu mesmo ficar
em 1.º lugar ganhando à líder TVI.
O programa sofreu modificações – e bem que eram necessárias – desde cenário (fantástico), conteúdos de programa, novas rubricas que interessam a todos, médicos especialistas na rubrica “Doutores” ou mesmo a área da culinária com caras bem conhecidas do público. A Conceição Lino parece mesmo estar agora sim dentro do programa… não quero com isto dizer que antes não tenha estado mas a entrada de vários profissionais para o programa contribuíram até para o seu enriquecimento da agora apresentadora.
Nota mais que positiva para o Boa Tarde que nada tem a ver com aquele que começou a 13 de Setembro do ano passado.
2. O outro tema que me proponho analisar aqui é… ou melhor são os grafismos novos que o canal tem vindo a apresentar ao longo das últimas semanas. Desde 14 de Março que a SIC fez um refresh aos seus separadores de publicidade e de continuidade com sob o tema “Estamos Juntos”. Nos intervalos dos programas também é possível ver algumas das caras do canal a promover os respectivos programas. Júlia Pinheiro, Clara de Sousa, Conceição Lino, Bento Rodrigues, Rodrigo Guedes de Carvalho, actores de Laços de Sangue são apenas algumas das promos que podem ser vistas e parecendo que não ajudam a promover os respectivos programas. O novo jingle do canal em que as caras se juntaram todas para fazerem uma promo ao canal (AQUI) também dá o sinal que eles próprios estão juntos e trabalham como uma família… e não é a primeira vez que ouvimos falar que a SIC é uma família. Esta promo é o exemplo disso mesmo ao juntar todas as áreas da SIC Generalista. Mas apesar de ser da SIC Generalista os canais afiliados da SIC também passam a promo Estamos Juntos que nos últimos dias foi cortada mas mesmo assim não perdeu a qualidade.
Mas se elogio… também critico… Ainda não percebi bem o que andam dois grafismos diferentes a fazerem no canal. Senão vejamos… o separador “Publicidade” anda com 2 modelos no ar… o que está no ar desde Setembro de 2009 e o que está no ar desde 14 de Março. Mas não é só o separador “publicidade”… o separador “SIC-Estamos juntos” que representa o regresso do programa também em alguns casos tem duplo grafismo… o novo e o antigo.
Comentários
força e continua!