Debaixo de Olho... no Querida Júlia e na informação

Muito boa tarde, sejam bem-vindos ao debaixo de olho.
Eis que passou mais uma semana e aqui estou para analisar mais dois temas nesta segunda crónica: Querida Júlia e grafismo de Portugal 2010

1. Se na passada segunda-feira analisei o Boa Tarde (ver AQUI) nesta rubrica, esta semana opto por analisar o programa das manhãs da SIC. Querida Júlia vai com quase um mês de emissões (estreou a 14 de Março – ver AQUI) e proponho-me analisar este primeiro mês. Já vi muitos programas do Querida Júlia e penso que tenho uma opinião a dar quanto a este programa.
Começando pelo cenário é dos melhores – a par do Boa Tarde – em vigor na SIC e na televisão portuguesa. O azul suave do cenário combinado com o publico fica excelente e dá um soft e leve ao programa. Os temas que o programa trás são muitas das vezes cansativos e o programa, na minha opinião, precisa de animação! Júlia Pinheiro bem tenta puxar pelo público presente mas muitas vezes ele “não tá nem aí!” o que é mau para quem assiste em casa ao programa… parece que não há empatia entre o público e a apresentadora. As rubricas continua a nascer e o jogo da glória tem vindo a ganhar o seu espaço. A componente rural tão anunciada no início do programa deixou de existir (ou pelo menos de ser visível) com a galinha, com o porco e com a vaca no estúdio. Júlia Pinheiro está exemplar no papel que lhe cabe e o programa tem de aproveitar ainda mais a rede social Facebook onde está inserido para ir colocando informações em cima da hora assim como fotografias do que se está a passar no programa… porque era uma forma de aproximar aqueles que já aderiram à página do programa – cerca de 3 400 – e de saberem o que se passa no programa… isto uma vez que a própria apresentadora utiliza um iPad
a que dá o nome de “ai Jesus” durante a emissão.
As crónicas de Hernâni Carvalho com as investigações da sua equipa trazem um ar de actualidade ao programa… e muitas vezes de exclusivos em 1.ª mão ao programa! O Jornal Rosa de Cláudio Ramos é completamente diferente do extinto “Capa de Revista”… uma rubrica diferente daquilo que estávamos habituados a ver o cronista social fazer.
As reportagens de rua estão bem enquadradas e trazem uma proximidade com o público recordando o jingle do canal “Estamos Juntos”. O Top das Gasolineiras traz-nos o melhor da música popular sempre atrevida.
Ana Marques tem vindo a ganhar o seu espaço no programa principalmente com reportagens feitas a partir do exterior como forma de resolver os casos. Uma apresentadora que já merecia há muito tempo ter esta oportunidade… ela que andava, na minha opinião, esquecida pelas direcções de programas.
As audiências são para conquistar e isso foi dito por Júlia Pinheiro já por várias ocasiões e o programa apesar de estar em terceiro já consegue fazer melhor que o Companhia das Manhãs… apesar da liderança se manter em Queluz, o canal tem vindo a disputar com a RTP1 este lugar pelo que a situação está muito renhida… e só o tempo dirá quem sairá vencedor desta luta pelas audiências.
2. O segundo ponto que me proponho analisar aqui é uma questão de grafismos… na semana
passada abordei os grafismos gerais do canal mas esta semana abordo um grafismo da SIC e da RTP1… devem-se estar a perguntar: se este é um blogue sobre a SIC porquê falar de outros canais?!
Pois bem… a RTP1está com uma série de especiais que tem o tema “Portugal e o Futuro”… já a SIC tem a operação “Portugal 2011” (que já vem desde 2008). Ao londo dos tempos o que tem mudado é o fundo do mesmo e o ano que tem passado de 2008 para 2009, 2009 para 2010 e 2010 para 2011…
Melhor do que as palavras aqui fica uma imagem que ilustra tudo isto… O grafismo de cima é o apresentado pela SIC nas emissões especiais do ano passado… o grafismo de baixo é o utilizado pelo canal estatal neste ano com os seus especiais…


É caso para perguntar… e deixarem de serem copiões e começarem a pensar e a idealizar pelas vossas cabeças em vez de andarem a utilizar grafismos idênticos?!

Comentários

Unknown disse…
Eu hoje tive pela primeira vez a oportunidade de ver 100% o Querida júlia e de 1 a 5, dou 4 -.
O programa está bom, só que a Júlia começa a gritar e a exaltar-se e o programa contou com 4 ou mais temas pesados. O único tema leve foi o jogo e as publicidades.

Talvez umas rúbricas mais interessantes como alguns do boa tarde: cozinheiros etc para a hora do almoço.
Ruben disse…
muito boa crónica