O documentário «Pare, Escute, Olhe» tem estreia marcada na SIC (co-produtora do filme). Adaptado a uma versão de 55 minutos, o documentário será exibido a 16 de Abril, depois da telenovela «Laços de Sangue».
Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.
Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.
«Pare, Escute, Olhe» foi distinguido com seis prémios no DocLisboa e no Festival de Seia.
Comentários
Este trabalho que na sua versão original pode ser visto como documentário como filme e como uma série de factos, vidas e emoções que nos transportam. Espero não me desiludir com uma versão reduzida.
Gostei muito de ver.