SIC Blogue entrevista... Rui Porto Nunes em exclusivo

Nomeado na categoria de Prémio Revelação para os Globos de Ouro, Rui Porto Nunes falou com o SIC Blogue em exclusivo. Numa entrevista descontraída, o actor fala de todo o seu percurso profissional e da nomeação para os Globos de Ouro numa gala que se realiza amanhã no Coliseu dos Recreios. Conheçam melhor o Rui Porto Nunes!

Quem é o Rui Porto Nunes?
Rui Pedro Porto Nunes, nasci a 4 de Novembro de 1986. Sou natural da freguesia de Esperança, concelho de Arronches, distrito de Portalegre. Gosto da vida, cheia de adrenalina, mas, por vezes, sou extremamente preguiçoso. Sou viciado na minha profissão, “Ser Actor”. O cinema fascina-me, e não passo sem Coca-Cola e bolachas Chipmix. Sou fã de desportos motorizados, tudo o que envolva bicicletas e adepto incondicional do Benfica.

Como é que um estudante de realização vira actor?
Estava na faculdade a estudar realização e senti a necessidade de estar presente em “plateau”. Precisava de saber como tudo se processava no ”terreno”. Falei com uma amiga que trabalhava na Plural (ex NBP) e pedi-lhe para fazer algumas figurações. Comecei por fazer figuração, depois figuração especial, até que fui chamado para fazer um casting. Esse casting dava acesso a um curso de interpretação na Plural. Optei por “congelar” a matrícula, e na altura pensei que seria uma mais-valia para a minha formação académica, queria aproveitar a experiência ao máximo. Estive lá 3 meses. Acabei por ficar pré-seleccionado para a série “Morangos com Açucar V”, mas teria de voltar a frequentar o curso. Como não podia voltar a meio do ano lectivo para a faculdade optei por aprender um pouco mais na área de interpretação. Estive na Act – Escola de Actores, cerca de dois meses, até começar um novo curso de interpretação na Plural. Quando o curso chegou ao fim fiquei a saber que ia integrar o novo elenco da série juvenil da TVI.

Chegas ao conhecimento do público em 2007 quando participas nos Morangos com Açúcar… Antes já tinhas feito alguma coisa em representação?
Tinha feito apenas duas peças no grupo de teatro na Escola Básica 2,3 Ciclos Nossa Senhora da Luz – Arronches. Uma publicidade, e, claro, toda a formação que mencionei na pergunta anterior.

No entanto, antes da representação… a tua “praia” era o BTT… Continuas a praticar e a entrar em provas?
Infelizmente não. A minha vida profissional, felizmente, ocupa-me uma grande parte do tempo.

Achas que se perdeu um desportista de BTT e se ganhou um actor?
Sou feliz ao ter a sorte de fazer aquilo que gosto. Neste momento sinto-me bem, sou Actor, e isso dá-me prazer, dá-me vida. O passado é passado e é preciso lembrá-lo com carinho. O importante, agora, é apostar no presente e no futuro.

Entre as novelas da TVI e a chegada à SIC… dobraste o J.O.N.A.S para o Disney Channel… Conta-nos como é que foi a experiência e se era algo que gostavas de repetir?

Apesar de ser trabalho de actor, há, obviamente, algumas diferenças. A linha é sempre a mesma: sinceridade, interpretar e credibilidade. É um trabalho que todo ele é centrado na voz. A voz tem um papel fundamental quando se interpreta uma personagem, tão importante como o olhar. Relativamente à série J.O.N.A.S, a minha personagem era o “Joe”, e posso dizer que, para além de ter aprendido muito acerca do trabalho de voz, diverti-me imenso e deu-me muito prazer. Voltei a repetir a experiência há pouco tempo. O filme esteve nos cinemas durante o período das férias da Páscoa. “Hop”, era o nome do filme e a minha personagem era o “Fred”.

Chegados a Lua Vermelha… Como é que surge a oportunidade de participares na série?
A minha agente, Cecília Mateus (Central Models), informou-me que eu tinha sido seleccionado para um casting de uma nova série juvenil para a SIC. Fui ao casting, na SP, passei por três fases de casting e acabei por ficar com o “Afonso”.

Descreve-nos o Afonso…
O Afonso é um vampiro misterioso e enigmático que vive um conflito interior entre o seu instinto animal e a sua dignidade humana. É apaixonado pela Isabel, uma humana filha do maior inimigo natural dos vampiros, e isso representa para ele um dilema... Será que segue o coração e os sentimentos humanos ou que abraça a sua verdadeira natureza, e é leal à sua espécie, mesmo que isso signifique desistir de um grande amor? Para complicar ainda mais as coisas, o irmão Victor também tem planos para a Isabel, e existe uma rivalidade antiga entre ele e o Afonso. Ou seja, mesmo que se queira afastar dela o Afonso sente-se responsável por proteger a Isabel do irmão. É um personagem complexo e dividido. Foi o meu papel mais exigente até hoje.

Numa outra entrevista realizada pelo blog… a actriz Catarina Mago (Beatriz em Lua Vermelha) falava no facto da série ser um projecto de e com qualidade… Partilhas da mesma opinião?
Partilho sim, considero que foi um projecto extraordinariamente bem conseguido da parte de todos os envolvidos. A SP é uma produtora de excepção, os realizadores e equipa técnica têm grande qualidade, o trabalho da equipa de duplos Mad Stunts foi excepcional, e não esqueçamos o “toque de luxo” que foi a qualidade de imagem HD, pouco habitual para uma série juvenil Portuguesa. Estão todos de parabéns pelo trabalho que desenvolveram.

Há quanto tempo é que as gravações de Lua Vermelha terminaram?
Precisamente há um ano, 22 de Maio de 2010.

O que é que te deixou mais saudades na série?
Posso dizer que foi todo o trabalho de actor que o personagem Afonso exigiu, logo desde os primeiros exercícios necessários para vestir a pele de um vampiro, e depois também as cenas de acção tornadas possíveis pela nossa equipa de duplos, os Mad Stunts. Senti-me muito satisfeito por poder interpretar um personagem como o Afonso e fazer trabalho de actor a sério.

Estiveste no CC até Fevereiro numa aventura que começou em Novembro do ano passado… Como é que é enfrentar o “directo” e o “sem rede” em pleno estúdio?
É diferente. Num projecto de ficção somos ensinados a nunca olhar a câmara de frente, enquanto que num programa em directo passa-se exactamente o contrário. Tive de reaprender a estar em estúdio. Quanto ao “sem rede”, temos sempre a “vozinha” da produção no ouvido a dar indicações se as coisas não estão a correr bem e o resto depende da nossa capacidade de gerir as situações à medida que acontecem. No geral foi uma nova aprendizagem e uma experiência interessante.

Gravaste há poucos dias uma participação especial na Família Mata. O que é que nos podes dizer dessa tua participação em 2 episódios?
Ainda não posso revelar nada. A minha participação só acontece já perto do fim da terceira temporada.

Os Globos de Ouro estão a chegar… Estás nomeado na categoria Revelação… O que é que significa isto para ti?
Sinto-me muito grato por ter sido nomeado, isso só por si já é um grande prémio e um óptimo reconhecimento do meu trabalho. Se vier a ganhar... Melhor ainda!

Qual foi a pergunta que nunca te fizeram?
“O que dizem os teus olhos?”

O SIC BLOGUE AGRADECE O TEMPO DISPENSADO
AO ACTOR ASSIM COMO A SUA DISPONIBILIDADE!

Juntem-se ao actor no facebook!
São mais de 51 000! - clica em "Gosto"!

prémio REVELAÇÃO DO ANO
XVI GLOBOS DE OURO
760 207 004
(0,60€ + IVA)

Comentários

Ana Margarida disse…
Olha mais uma (excelente) entrevista!

parabéns Rui! Tens muito potencial!

e parabéns ao Hugo por mais uma entrevista... de vez em quando brinda-nos com estas conversas exclusivas :)
Anónimo disse…
Rui:
parabéns! és um grande actor e com o tempo os portugueses vão-te reconhecer ainda mais valor!

bom trabalho e eu já votei!