SIC e restantes tvs fazem debates com partidos sem assento na AR

RTP, SIC e TVI anunciaram hoje que, no âmbito da cobertura pré-eleitoral para as legislativas de 5 de Junho, terão debates e entrevistas envolvendo todos os partidos que concorrem, inclusive os que não têm assento parlamentar.Vão ser feitas 21 entrevistas na RTP1, SIC e TVI, e 19 na RTP2.
Desse modo, “cada canal tem previsto realizar sete entrevistas com representantes dos sete partidos que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais nas eleições de 5 de Junho”, informa uma nota dos três canais.
Além dessas entrevistas nos três canais generalistas, a RTP 1 realizará um debate com os representantes desses partidos e a RTP2 tem programada a realização de entrevistas aos representantes dos partidos “com e sem assento parlamentar, estes independentemente do número de círculos eleitorais a que concorram”.
No seu conjunto, os quatro canais generalistas pretendem realizar dez debates com líderes dos partidos com assento parlamentar, sendo três na RTP, quatro na SIC e três na TVI; um debate na RTP1, entre representantes dos sete partidos sem assento parlamentar, que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais: 21 entrevistas distribuídas pelos três principais canais de sinal aberto e 19 entrevistas na RTP2.
A nota dos canais surge depois de uma reunião esta semana entre os directores de informação das estações e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), depois de críticas ao modelo dos debates da parte de partidos sem assento parlamentar como o PCTP/MRPP e o MEP.
Hoje também a ERC aprovou uma “decisão individualizada dirigida a cada um dos órgãos de comunicação social e aos respectivos directores de informação com o objectivo de acautelar, em condições de equilíbrio e razoabilidade, o cumprimento do princípio da igualdade de tratamento das diferentes candidaturas” às eleições.
“O Conselho Regulador [da ERC] não pode deixar de salientar o espírito de abertura e preocupação demonstrados pelos directores de informação dos três operadores de acesso livre, no sentido de ser encontrada uma proposta capaz de responder, ainda que em termos mínimos, às preocupações demonstradas pelos partidos não representados na mais recente composição da Assembleia da República”, diz nota do regulador.
O primeiro debate entre candidatos às legislativas é na sexta-feira e coloca frente-a-frente Paulo Portas, líder do CDS-PP, e Jerónimo de Sousa, líder do PCP.
Público

Comentários

Anónimo disse…
A sic em Agosto devia pôr no horário
18:00-Morde e Assopra
19:00-Tititi
(Quando esta acabar estreavam Insanto Coração)
20:00-Jornal da Noite
21:00-Cordel Encantado
22:00-Laços de Sangue
(Quanto terminar Estriava a Novela de Patricia Mulher)
23:25-Araguaia
(Quando Araguaia terminra ponham Laços de Sangue ás 23:00)