SIC, RTP e TVI obrigadas a transmitir debates com pequenos partidos

As televisões generalistas vão preparar até à próxima sexta-feira debates do PCTP/MRPP contra os restantes 16 partidos que também se candidatam às eleições legislativas de 5 de Junho, dando cumprimento a uma decisão do Tribunal de Oeiras.
O Tribunal de Oeiras condenou as televisões generalistas a realizarem debates frente-a-frente com todas as forças políticas concorrentes às eleições legislativas, dando razão a uma providência cautelar interposta pelo PCTP/MRPP.
As três estações "vão realizar um conjunto de 16 debates que colocarão este partido sempre frente-a-frente com cada um dos outros partidos", avançaram as direcções de informação num comunicado em conjunto, sexta-feira à noite.
"De acordo com o que foi hoje decidido por este juiz, as estações aguardam agora para que no prazo de 24 horas todos os partidos políticos concorrentes às eleições de 5 de Junho comuniquem se estão ou não disponíveis para participar nesta ronda de debates", alertaram.
As televisões sublinham que "só então poderão ser distribuídos os debates, que deverão decorrer em simultâneo nos três canais, durante cinco ou seis dias".
As direcções de informação da TVI, SIC e RTP consideraram ainda que "esta decisão significa o fim dos debates frente-a-frente, porque a generalizar-se esta interpretação, tal significaria que para estas eleições, por exemplo, se realizasse um conjunto de 136 debates, em que cada partido debateria frente-a-frente com todos os outros partidos concorrentes".
Os canais generalistas lembraram ainda que organizaram debates frente-a-frente entre os partidos com assento parlamentar e que também já realizaram debates e entrevistas com todos os líderes partidários em diversos espaços informativos das suas grelhas, cumprindo as indicações da Entidade Reguladora da Comunicação sobre cobertura informativa em período eleitoral.

Comentários