"Arrancar com um programa nesta faixa horária é sempre muito difícil" > Luís Marques sobre o Querida Júlia

A expectativa com a entrada de Júlia Pinheiro em Carnaxide foi grande e quando, a 14 de Março, a apresentadora surgiu pela primeira vez em ‘Querida Júlia’ muitos estavam convencidos de que o formato seria a pedrada no charco necessária para devolver audiências às manhãs do canal. Contudo, e apesar de a apresentadora sempre ter referido que esta é uma maratona e não um sprint, três meses após a estreia os números não são os mais optimistas.
‘Querida Júlia’ apresenta desde o seu primeiro programa um share médio de 17,8%, o que significa uma queda de quase quatro pontos percentuais face ao resultado obtido este ano, de Janeiro a 11 de Março, por ‘Companhia das Manhãs’, o programa que antecedeu a estreia do formato de Júlia Pinheiro. Um resultado que, de resto, afasta bastante as manhãs da SIC das da concorrência, onde ‘Você na TV!’, da TVI, continua forte na primeira posição. O formato conduzido por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira tem um share médio de 32%, estando à frente de ‘Praça da Alergia’, que conta com uma média de 25,7%.
Também em número de telespectadores Júlia Pinheiro não tem conseguido roubar audiência à concorrência e perdeu mesmo face aos resultados de ‘Companhia das Manhãs’. O programa, que era apresentado por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, obteve uma média de 207 800 telespectadores. Júlia Pinheiro apresenta agora 172 500. ‘Praça da Alegria’ surge com 250 800, enquanto que ‘Você na TV!’ tem 312 200 telespectadores.
Luís Marques, director-geral da SIC, sublinha que "arrancar com um programa nesta faixa horária é sempre muito difícil", até porque a concorrência "está muito estabilizada". "Sabíamos que não iria nem vai ser fácil", diz o responsável máximo pela programação de Carnaxide à Correio TV. Para Luís Marques, ‘Querida Júlia’ tem ainda de fazer um "percurso longo", já que este género de programas "vivem da fidelização" da audiência. "Para nós era óbvio que isto é uma maratona e não uma corrida de 100 metros", refere o responsável pelos Conteúdos da SIC. Apesar disso, Luís Marques reconhece que estes números de audiência não agradam. "É evidente que não podemos estar satisfeitos, mas também sabemos que leva tempo a impor-se", diz o responsável. Sobre o futuro de ‘Querida Júlia’ na SIC, um programa que hoje está já "mais equilibrado’, Luís Marques adianta que "a expectativa é que tenha resultados melhores e que vá concorrer com a RTP e a TVI".
"É um programa que vai durar e a Júlia, como sabemos, é uma lutadora e vai imprimir as mudanças e alterações que precisarem de ser feitas e vai ser mais competitivo", sublinha.
A Correio TV tentou contactar Júlia Pinheiro, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição, já que a apresentadora estava em gravações de ‘Peso Pesado’, a sua outra grande aposta em Carnaxide e onde os resultados têm sido bem melhores (ver caixa). Contudo, dias antes da estreia de ‘Querida Júlia’, a profissional adiantou à Correio TV que este era um formato vencedor. "Tenho a firme convicção de que a médio prazo vamos liderar o horário", disse na altura, lançando um aviso à concorrência: "Mal os tenha a olhar para mim [telespectadores], não os largo mais".
Foi este aviso que Manuel Luís Goucha, apresentador de ‘Você na TV!’, recebeu da antiga colega da TVI. Apesar disso, Goucha continua no topo das manhãs da televisão portuguesa e nem Júlia Pinheiro, com quem apresentou ‘Uma Canção para Ti’, conseguiu afectar a performance do formato da TVI. Ainda assim, o profissional não esquece o êxito que obteve ao lado de Júlia Pinheiro e só tem elogios para a contratação da SIC. "Ganhou-se uma concorrente de grande qualidade e capacidade. Com um raro conhecimento do público para quem trabalha". Mas questionado sobre o futuro das manhãs generalistas, Manuel Luís Goucha não hesita em afirmar: "Espero que o futuro continue a pertencer-me. A mim e à Cristina".
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CM

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