Filmes que custam 90 mil euros

A 5 de Abril deste ano, o grupo de Francisco Pinto Balsemão adquiriu os 49% que o ICA detinha na SIC Filmes. "O valor da venda foi de 90 mil euros, tendo ainda ficado estabelecido que os direitos de exibição não comercial das obras cinematográficas produzidas pela SIC Filmes passariam a pertencer ao ICA", disse ao CM Hugo Lourenço, director do Departamento de Cinema e Audiovisual do ICA. Já os direitos de exibição comercial ficam nas mãos do canal de Carnaxide.
Luís Marques, director-geral da SIC, confirmou o negócio ao CM, acrescentando que a estação ficou com a "propriedade dos filmes" que estavam na empresa. No total, são 21 telefilmes, em que se incluem o ‘Amo-te Teresa’, um sucesso de audiências que lançou a carreira de Diogo Morgado; ‘Alta Fidelidade’; ‘Anjo Caído’ ou ‘Pulsação Zero’, o último trabalho elaborado no âmbito desta parceria.
A SIC Filmes, de resto, estava sem actividade há praticamente dez anos, desde 2002, e o objectivo da estação de Carnaxide passa agora por encerrar esta empresa, explicou ao CM Luís Marques.
O responsável do Instituto do Cinema e do Audiovisual acrescentou ainda que a alienação da participação foi "autorizado pelos ministérios da Cultura e das Finanças". Hugo Lourenço refere também que o administrador que o ICA tinha na SIC Filmes "não auferiu qualquer remuneração conexa com o exercício da função de administrador".
CM

Comentários