A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) analisou as participações de alegada «violação da dignidade da pessoa humana» recebidas contra o programa «Peso Pesado» e concluiu que o programa estreado na SIC assume uma vertente pedagógica.
Segundo a edição eletrónica do mensal Briefing, em causa estavam duas participações referentes à exibição do programa “pela alegada violação da dignidade da pessoa humana”. O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deliberou “não dar por verificada” essa violação.
As participações dirigidas contra este programa remetiam para o eventual incumprimento, pela SIC, “dos limites legalmente estabelecidos ao exercício da liberdade de programação televisiva, no que se refere, designadamente, ao respeito pela dignidade humana e por direitos, liberdades e garantias”, explica em comunicado a entidade reguladora.
Para o Conselho Regulador, “no episódio do programa que foi objecto das participações, foram identificadas algumas cenas potencialmente conflituantes com a dignidade de alguns concorrentes, o que estaria em linha com a percepção manifestada pelos participantes”.
DD
Comentários