Jornalismo não é cinzento

Crédito: Facebook Clara de Sousa
O pessimismo sentido pelo povo português pode ser atenuado com uma "injecção" de positivismo e optimismo graças aos media. Mas não deverá ser possível reduzir as notícias que, por esta altura, desgastam os portugueses. 
Clara de Sousa, jornalista e pivô do Jornal da Noite, SIC, é a primeira a relembrá-lo à Notícias TV. "É natural que uma grande maioria das notícias seja percepcionada como negativa tendo em conta a actual realidade de crise, mas o meu papel, enquanto jornalista, é mostrar essa realidade", afirma. Apostar num jornalismo positivo pode, argumenta ainda a jornalista da SIC, ajudar o País a "criar auto-estima, mas tem, naturalmente, de obedecer ao critério jornalístico, de ser trabalhado enquanto notícia ou ser desenvolvido numa reportagem ou entrevista". "A questão é que nem sempre as pessoas retêm esta informação da mesma maneira que absorvem as notícias que afectam de forma mais negativa a sua vida. A notícia do corte dos subsídios, por exemplo, tem um efeito muito mais devastador do que uma grande reportagem sobre empresários que encontraram soluções para dar a volta à crise", fundamenta ainda Clara de Sousa. A televisão deve informar, mas não poderá, em momento algum, esconder o Portugal real. "Todos os factos relevantes devem ser noticiados, tenham uma consequência positiva ou negativa. Exige-se cada vez mais bom senso, sobretudo em períodos em que a vida das pessoas já está muito fragilizada. Há uma responsabilidade social por parte dos jornalistas na forma como transmitem a informação, sem desvirtuar o conteúdo", justifica ainda a jornalista Clara de Sousa. 
Rodrigo Guedes de Carvalho, que conduz também as emissões diárias do Jornal da Noite, na SIC, ressalva: "A televisão continua a ser, em grande medida, o meio através do qual milhares de pessoas aferem a realidade. Mas, tendo esta enorme responsabilidade, não lhe deve caber o único papel de grande educadora ou psicóloga." 
Alcides Vieira, director de Informação da SIC, enaltece também a aliança obrigatória do jornalismo com a verdade. "O nosso compromisso com os telespectadores é transmitir as notícias do dia-a-dia sejam elas percepcionadas de modo negativo ou positivo. Ou seja: a subida das taxas de juro pode ser encarada com optimismo para quem tem dinheiro no banco. E, por outro lado, não é vista com bons olhos por quem não tem."
NTV

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