"Política do filho único" na Grande Reportagem SIC

Domingo na SIC
Há 20 anos Portugal ainda era um país jovem. Em 1992 em cada duzentas pessoas, apenas 73 tinham 65 anos ou mais. No final do ano passado, a proporção estava plenamente invertida: já havia 129 idosos por cada 100 jovens. Em duas décadas, Portugal transformou-se num dos países mais envelhecidos da União Europeia. Em pouco mais de 20 anos perdemos, igualmente, a capacidade para renovarmos as gerações. Cada mulher tem uma média de 1, 32 filhos: o índice de natalidade é o segundo mais baixo da UE. O interior contribuiu decisivamente para afundar as médias.
No ano de 2011 nasceram apenas 37 crianças no concelho de Mação, menos 35 do que há 20 anos. Há 400 velhos por cada 100 jovens. Marta, residente em Mação, acaba de ser mãe. Trabalha com idosos. 
A SIC acompanhou-a nas últimas sete semanas antes do parto. Raquel nasceu de cesariana a 11 de Janeiro. O escritor Urbano Tavares Rodrigues, 88 anos, foi pai há cinco anos. Escreveu uma carta ao filho que ele poderá abrir quando fizer dez anos: “para saber quem eu fui”, esclarece. 
Urbano percorre serenamente a antecâmara da morte. Alice tem pouco mais de 20 anos. Foi mãe de um bebé prematuro. É guineense e ilegal em Portugal. Era campeã de atletismo na Guiné. Fugiu para Portugal para escapar da pobreza e da guerra. Foi mãe prematuramente. Magda é romena. Aos 29 anos foi mãe pela segunda vez. Os imigrantes são os únicos que atenuam o fracasso da média portuguesa. Representam 5 por cento da população e 10 por cento dos nascimentos. Magda rompeu o grilhão da política do filho único.
Política do Filho Único é uma Grande Reportagem de Pedro Coelho com imagem de Luís Pinto, edição de imagem de Ricardo Tenreiro; grafismo de Sérgio Maduro; produção de Isabel Mendonça; coordenação de Cândida Pinto e direção de Alcides Vieira.

Comentários