Perdidos e Achados recorda expedição da National Geographic aos Açores

Perdidos e Achados - logo
Há 20 anos a SIC acompanhou uma expedição da National Geographic Television. Monitorizavam baleias e golfinhos, para estudar como se alimentam e socializam estas espécies.
Os Açores são um Arquipélago encantado. Ao Faial chamam Ilha Azul, pela cor das Hortensias que enfeitam este pedaço do triângulo. São Jorge, Pico e Faial mantêm-se como um dos últimos redutos que ainda preservam a beleza e o mistério. O terramoto que abalou a ilha em 1998 também impulsionou a reconstrução das suas infraestrururas.
E um moderno Centro de Observação do Vulcão dos Capelinhos, que continua a ser figura maior no Faial, atrai ainda mais turistas. Nos últimos dez anos 77% dos visitantes são estrangeiros, atraídos pela beleza do cenário natural e pelas actividades maritimas. Nos últimos dez anos 77% dos visitantes são estrangeiros, atraídos pela beleza do cenário natural e pelas actividades maritimas.
O Turismo tem crescido de forma vertiginosa, sobretudo na última década. Quando, há quase 20 anos, a SIC esteve nos Açores, para acompanhar uma equipa da National Geographic Television, tudo era bem diferente, em terra e no mar. Agora as novas tecnologias ajudam cada vez mais e melhor o trabalho rigoroso dos cientistas que aqui vêm agora as novas tecnologias ajudam cada vez mais e melhor o trabalho rigoroso dos cientistas que aqui vêm.
Hoje em dia usam-se chips e satélites para acompanhar a migração das espécies, passou a existir sempre um perito a bordo, mesmo quando se trata de viagens de lazer só para observar os cetáceos, aumentou o número de empresas que o fazem, numa vertente cada vez mais ecológica e sustentável...e todos quantos ganhavam com a caça às baleias, proibida desde 1984, ganham agora muito mais, obervando-as com paciência e com ciência.
Jornalista - Ana Paula Almeida
Repórter de Imagem - Jorge Ramalho
Edição de Imagem - Jorge Costa
Coordenação - Luís Marçal

Comentários