Grande Reportagem centra-se na Verdade Sobre a Mentira

Grande Reportagem SIC
"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade calça os seus sapatos". O suposto apoio do Papa a Donald Trump. O santo Padre que teria cancelado a viagem a Portugal. A alegada ligação entre Hillary Clinton e um agente do FBI que se suicidou. Manifestantes pagos para protestarem contra o presidente dos Estados Unidos da América. Refugiados apontados como terroristas. Migrantes e abusos sexuais na Alemanha. O hino de Portugal e a possibilidade de uma nova versão, mais atual.
Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade. São notícias falsas fabricadas com o registo de sátira, ou por motivos financeiros e políticos. As “Fake News”, mais que tudo, vão ao encontro das expectativas e emoções de quem as lê.
A Grande Reportagem ‘A verdade sobre a mentira’ mostra quem as faz e quem as partilha, coloca em cima da mesa os riscos para a democracia, assinala os desafios e ponta aquele que pode vir a ser o caminho, numa rede onde "Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda está a calçar os sapatos".
Um trabalho do jornalista Luís Manso para ver esta quinta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

Comentários