Perderam a infância às mãos do Estado Islâmico, famílias desfeitas numa luta que não pediram. E mesmo quando a esperança de voltar não morre, a inocência dá lugar ao medo. A primeira parte de "Crianças no Daesh" é emitida no Jornal da Noite de hoje.
"Crianças no Daesh" é uma Grande Reportagem de Henrique Cymerman, filmada na zona de Mosul no Iraque, sobre o drama de milhares de meninos raptados pelo Estado Islâmico e transformados em terroristas suicidas e soldados, logo a partir dos três anos.
A reportagem mostra como uma equipa de resgate tenta libertar das mãos do ISIS crianças e meninas dos 3 aos 15 anos. São crianças e adolescentes que passaram longos períodos nas mãos do Daesh, movimento que chegou a controlar metade da Síria e metade do Iraque.
Na reportagem mostramos como Shahala, uma jovem de 11 anos, é libertada de Mosul durante uma dramática operação que seguimos e revelamos minuto a minuto, acompanhando a equipa de resgate da organização "Springs of Hope".
Um dos protagonistas, Akram, de 10 anos, mostra-nos como os homens do Estado Islâmico o ensinaram a matar e a cortar o pescoço de seres humanos, começando os "treinos" com bonecas, depois com gatos, cães, e por fim, com pessoas.
Akram disse-nos a certo momento: "Se continuarem a falar em inglês vou ter de os matar."
Comentários