SIC Esperança, Google.org e Ayuda en Acción juntaram-se na última semaa na Escola Básica 2,3 de Aranguez, para marcar o início do projeto GEN10S Portugal.
A iniciativa promovida de âmbito nacional permite promover as competências digitais promovendo a igualdade de oportunidades entre os mais novos.
A Escola Básica 2,3 de Aranguez contou com a presença da Presidente da SIC Esperança, Dra. Mercedes Balsemão, de D. Francisco Ruiz Antón, Head of Public Policy da Google Portugal e de Marta Marañón, Diretora Geral Adjunta da Ayuda en Acción, de forma a assinalar o arranque do projeto GEN10S Portugal.
A parceria entre as três empresas prevê formar em programação Scratch 5.000 alunos dos 5º e 6º anos de cerca de 60 escolas e 500 professores dotando-os com as ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino inovadoras.
Segundo informação veiculada pelo próprio canal em comunicado à imprensa "o objetivo passa por reduzir o fosso nas competências digitais que atualmente se faz sentir, promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos e reduzir as barreiras socioeconómicas e de género" e por assegurar "que todas as conquistas são baseadas no esforço e mérito, e nunca condicionadas pelo género ou pela situação socioeconómica do seu agregado familiar"
Surgido em Espanha, o projeto GEN10S em dois anos de projeto conseguiu formar mais 5.300 crianças e 400 professores de 51 escolas distribuídas por 11 regiões autónomas.
Em Portugal, é através do braço social da SIC, a SIC Esperança, que serão realizadas 12 sessões, cada uma com 60 minutos para os alunos do 2º ciclo. A metodologia educacional será baseada em três etapas - fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas - e o Scratch será a ferramenta a utilizar para ensinar a programar. As crianças aprenderão por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.
Os professores selecionados para acompanharem os alunos receberão uma formação ministrada por profissionais da área das tecnologias e em função da metodologia preparada pela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.
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