SIC, RTP e TVI juntas na medição de audiências

À semelhança do que já se verifica em vários países, Portugal irá acolher em breve uma Associação que ficará responsável pela medição de audiências da televisão no nosso país. 
Na sequência das negociações já estabelecidas anteriormente, SIC, RTP e TVI juntam-se depois de se verificar que a GfK não se irá manter como a responsável pela medição de audiências em Portugal. 
A notícia foi já alvo de comunicado conjunto lançado pelas três estações de televisão que apresentamos em baixo. 

Os três operadores nacionais RTP, SIC e TVI decidiram fundar uma nova Associação responsável pela medição das audiências de Televisão em Portugal, seguindo as melhores práticas internacionais, e tendo como objetivo principal a promoção, a modernização e a transformação futura da indústria televisiva em Portugal.
Os três operadores nacionais em sinal aberto reiteram a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas transparente, fiável e independente. Nesse sentido, irão convidar representantes de outros canais de televisão em Portugal, assim como stakeholders do mercado televisivo, a fazerem parte desta nova associação que ficará responsável pela gestão da medição de audiências durante o ano de 2019 e pelo lançamento de um concurso internacional para a prestação do serviço de medição de audiências para um prazo mais alargado, a partir de 2020.
O Modelo de Governo da nova Associação responsável pela gestão do sistema de  de audiências de televisão em Portugal garantirá a representatividade do mercado e da indústria televisiva de forma inclusiva, transparente e eficaz, e implementará as melhores práticas internacionais na medição das audiências televisivas dos canais que operam em Portugal.

Comentários