Tremendo Portugal é tema da próxima Grande Reportagem SIC

É bem provável que os portugueses com mais de 50 anos tenham passado parte da madrugada de 28 de fevereiro de 1969 ao relento. 
Naquela noite, um sismo de magnitude 7.3 na escala de Richter, com epicentro no mar, a sudoeste do cabo de S. Vicente, foi sentido em praticamente todo o território continental, provocando 13 mortos e danos avultados em Lisboa e no barlavento algarvio. ´
Por momentos, temeu-se a repetição do terramoto de 1755, que destruiu Lisboa e o Algarve, provocando a morte de milhares de pessoas. A ciência diz-nos que, mais cedo ou mais tarde, Portugal voltará a sofrer as consequências de um sismo de grande magnitude e poder destrutivo. Só não nos diz quando. 
Neste quadro de incerteza, está o país preparado para responder a uma catástrofe idêntica à de 1755? Os tecnicos portugueses ligados à engenharia sísmica garantem que não, e alertam para a forma displicente como estão a ser reabilitados edifícios antigos da baixa lisboeta, com a destruição de pilares e paredes estruturais, bem como para os erros de planeamento do território, nomeadamente na orla costeira. 
A Autoridade Nacional de Protecção Civil diz que nenhum país está preparado para um sismo que colapse infraestruturas essenciais e provoque um número considerável de vítimas, mas garante que existem planos de emergência, devidamente testados, que poderão envolver mais de 150 instituições públicas e privadas de diferentes áreas de intervenção. Ao mesmo tempo, insiste na necessidade de todos aprendermos em casa, na escola e nos locais de trabalho, a lidar com os terramotos. 
‘Tremendo Portugal’ é uma Grande Reportagem dos jornalistas da SIC Carlos Rico e Carlos Morais, para ver na próxima quinta-feira, no Jornal da Noite.

Comentários