Golpe de Sorte - as personagens (com vídeo)


Chega já esta segunda-feira aos ecrãs da SIC a série que promete revolucionar as noites da televisão portuguesa. 
Produzida pela Coral Europa, Golpe de Sorte inaugura uma nova fase na ficção da SIC que volta a apostar em séries no principal horário da televisão portuguesa, o prime time
Em dia de estreia, e antes da própria estreia, traçamos o perfil de cada uma das personagens que a partir de hoje farão parte da vida dos portugueses.
Maria do Céu Garcia (Maria João Abreu) 54 anos. Simples, genuína, corajosa e histriónica, é uma mulher de armas que coloca a família acima de tudo, em especial os seus dois filhos: Bruno e Telma. Orgulhosa das suas origens, valoriza as coisas simples e passa a sua alegria a todos aqueles que a rodeiam. A vida de Céu transforma-se por completo quando ganha os 100 milhões. O seu ponto fraco é a ingenuidade. 
Bruno Garcia (Ângelo Rodrigues) 32 anos, é o filho mais velho de Maria do Céu. Inteligente, responsável e trabalhador, herdou os traços de personalidade da mãe por quem tem enorme estima e admiração tendo como um dos maiores sonhos ser pai. Vai abrir um restaurante em Alvorinha com o dinheiro do prémio, dedicando-se totalmente ao novo negócio. 
Telma Garcia (Isabela Valadeiro), 28 anos. Irmã de Bruno e filha mais nova de Maria do Céu. Telma tem bom fundo mas é uma rapariga inconsequente, fútil e facilmente influenciável. Desde miúda sonhava ser rica para poder ter acesso ao universo dos famosos. Quando a mãe ganha o prémio, Telma deixa-se deslumbrar completamente. Passa a gerir o salão de beleza oferecido pela mãe, mas depois desinteressa-se e decide investir noutros projetos, todos eles efémeros e mal sucedidos. 
Natário Garcia (Rui Mendes) 75 anos é o pai da nova milionária. Patriarca da família Garcia, homem forte, terra a terra, capaz de fazer os maiores sacrifícios por aqueles que ama, conquistou tudo o que tem através do seu trabalho no comércio das frutas é apaixonado pela mulher, Lúcia, e braço direito da filha. Será um dos primeiros a deslumbrar-se com o prémio. É viciado no jogo. 
Lúcia Garcia (Cármen Santos) tem 73 anos. Mãe de Maria do Céu é reservada, desconfiada e cautelosa. Lúcia é a figura protetora da família. Depois de uma vida inteira na venda de fruta, Lúcia dedicou-se, após a reforma, ao trabalho de ação social na coletividade. Após a filha ter ganho o dinheiro, Lúcia vai ter muita dificuldade em adaptar-se a uma nova vida de luxos, discordando muitas vezes das decisões da filha, do marido e dos netos. 
Caio Amaral (Jorge Corrula) 38 anos é astuto, calculista e manipulador. É um verdadeiro sobrevivent tendo crescido num orfanato levando-o a um vazio emocional na vida que fez com que aprendesse a desenrascar-se sozinho, arranjando os mais variados esquemas para se safar. Tornou-se uma pessoa fria e desconfiada. Não cria laços com ninguém, à exceção de Sílvia, que também cresceu no orfanato e com quem Caio desenvolveu uma relação de cumplicidade inquebrável. Burlão profissional, conta com o apoio de Sílvia, mas é ele o cérebro da dupla. 
Sílvia Mira (Dânia Neto) 39 anos é a companheira e cúmplice de Caio. Inteligente, sedutora e camaleónica, Sílvia é também uma sobrevivente. Depois da morte da mãe, foi deixada no orfanato pelo padrasto e nunca mais viu a família. O seu único amigo é Caio. Emocionalmente, Sílvia é muito dependente de Caio, embora tenha uma personalidade forte e se faça valer de talentos que o companheiro não tem. 
Ricardo Assunção (António Camelier) tem 37 anos é jornalista e trabalha para um jornal da capital. Curioso e inteligente, tem um faro jornalístico apurado e nunca desiste de um bom furo. Vai pela primeira vez a Alvorinha com o propósito de conseguir uma entrevista exclusiva com Maria do Céu. Na visita ao palacete dos Garcia, Ricardo conhece Telma, filha de Céu, e fica absolutamente desconcertado com a sua exuberância e vivacidade. 
Leonor Alves Craveiro (Diana Chaves) 32 anos é ginecologista obstetra. Determinada, lutadora e apaixonada, Leonor é filha de Fernando Alves Craveiro, o empresário que foi enganado por Caio e Sílvia no passado e que acabou por morrer num acidente de automóvel, logo depois de saber que tinha a empresa na falência. Leonor quer fazer justiça pelas próprias mãos, montando também ela um plano meticuloso e bem arquitetado para os desmascarar. 
Graciete Pompeu (Cecília Henriques) 34 anos. Empregada do palacete, é uma espécie de “faz tudo” na nova casa dos Garcia, tratando das limpezas, orientando as compras e cumprindo também o papel de governanta e psicóloga quando é preciso. Divertida e afável, rapidamente começará a ser tratada como se fosse da família. Apregoa que sabe guardar segredos mas é bastante desbocada, o que lhe trará vários problemas. Quando tem um tempo livre joga às cartas com Natário, às escondidas. Horácio Toledo (Vítor Norte) tem 59 anos e é Presidente da coletividade. Filho da terra, homem influente e respeitado em Alvorinha, Horácio passou ao lado de uma carreira como político embora se comporte como um, movendo grupos de influência e gerindo a coletividade que preside como se fosse uma autarquia. É casado com Rosanne e mantém há muitos anos um caso secreto com Amália. Filhos tem dois: Cláudio e Xavier. 
Rosanne Toledo (Helena Laureano) 50 anos é professora de danças de salão e casada com Horácio. Mulher de sangue quente, natural de Cádis. Por amor, desistiu da carreira de bailarina mas continua a viver a paixão que tem pela dança dando aulas na coletividade. Possessiva e ciumenta, Rosanne tem na família o seu porto de abrigo. Acha que a relação com Horácio é perfeita e não imagina que este lhe esconde uma segunda família. Cláudio, o filho, é o maior orgulho de Rosanne. 
Cláudio Toledo (Duarte Gomes) 33 anos é médico de clínica geral e filho de Horácio e Rosanne. Intuitivo, talentoso e lunático, Cláudio concluiu medicina com a melhor nota do seu curso mas não quis ficar em nenhum hospital de Lisboa, optando por exercer na vila onde nasceu. Cláudio é um médico brilhante. A sua principal fragilidade são os afetos, não tem o menor jeito para lidar com mulheres. 
Preciosa Toledo (Manuela Maria) tem 75 anos e é a mãe de Horácio e José Luís. Preciosa é a figura forte da coletividade de Alvorinha, dominando tudo e todos. Autoritária, controla os filhos, a nora, os funcionários, os utentes, e um núcleo de mulheres que com ela assumem a missão de manter os bons costumes na pequena vila, garantindo que ninguém atenta contra a moral vigente. O Padre Aníbal, progressista convicto, é o seu principal opositor. 
José Luis Toledo (José Raposo) 55 anos. Irmão de Horácio e pai de Jéssica é homem pacato e honesto tendo sido o primeiro amor de Maria do Céu, de quem teve um filho que não assumiu, por influência da mãe, Preciosa Toledo. Nunca esqueceu Céu e ainda sente remorsos por lhe ter virado as costas e ter seguido a sua vida, casando-se com Sara, com quem teve uma filha. Depois da morte da mulher, José Luís cria Jéssica sozinho, mimando-a demasiado para compensar a ausência da mãe. O foco de José Luís é o negócio e os clientes da pensão, que trata como se fossem família. Tem uma relação distante com o irmão e é completamente dominado pela mãe, Preciosa, que o trata como se ainda fosse uma criança. 
Jéssica Toledo (Carolina Carvalho) 25 anos. Ambiciosa, egoísta e caprichosa, Jéssica tem como principal objetivo arranjar um bom partido e sair de Alvorinha para ir viver para uma grande cidade.
Carlos Alberto Nobrega (Pedro Laginha) tem 54 anos e é o diretor do centro de saúde de Alvorinha, é uma espécie de guru, idolatrado por todos os habitantes. Vive uma drama em casa: Teresa, sua mulher, ficou cega depois de um aparatoso acidente de automóvel. Profundamente apaixonado, Carlos teme que Teresa acalente falsas esperanças mas tem-se mantido firme a seu lado, demonstrando por ela uma devoção insuperável. Uma verdadeira obsessão.
Teresa Dantas Nobrega (Oceana Basílio) 36 anos. Dona de uma beleza invulgar, Teresa é uma mulher excecional, terna, inteligente, sensível e com inúmeros talentos. Teve um grave acidente de viação que a deixou cega mas nunca perdeu a esperança de voltar a ver, experimentando todos os tratamentos de que ia tendo conhecimento. Para além do marido, o outro grande apoio de Teresa é o irmão, Padre Aníbal Dantas, que mora com eles.
Padre Aníbal Dantas (Diogo Amaral) 41 anos. É o pároco de Alvorinha. Ingressou no seminário bastante jovem e apesar da sua fé, Aníbal sempre foi bastante crítico em relação aos dogmas da igreja católica, assumindo-se como progressista. O seu espírito conciliador e empreendedor conquistou a população e fez com que Aníbal ganhasse rapidamente o seu espaço. Na coletividade, o Padre Aníbal orienta todas as ações de apoio aos mais carenciados, tendo frequentes desentendimentos com Preciosa. A sua missão pessoal é a irmã, Teresa.
Amália Reis (Rosa do Canto) 52 anos é a melhor amiga de Maria do Céu e gerente do salão de beleza “Telma´s Style”. Mãe solteira, Amália tinha o sonho de abrir um salão de cabeleireiro mas nunca teve possibilidades financeiras para se aventurar num negócio seu. Para ajudar a amiga, Céu convida-a para gerir o salão que montou para Telma. Amália criou o único filho, Xavier, com o apoio da mãe.
Xavier Reis (João Paulo Sousa) 27 anos. Filho de Amália, recém-formado chef de cozinha, Xavier é talentoso, competitivo e perfecionista. Cresceu com o sonho de seguir as pisadas do pai sem nunca o ter conhecido, acreditando que este emigrou para França para trabalhar como cozinheiro e que morreu antes que pudesse regressar. Deseja ajudar a família, que vive com dificuldades, e criar a sua própria assinatura gastronómica.
Cremilde Reis (Henriqueta Maya) 70 anos. Mãe de Amália e avó de Xavier, é a costureira mais célebre da vila. Sempre que consegue uma folga da costura, Cremilde vai até à coletividade para ajudar nas atividades de ação social, fazendo parte do grupo de Preciosa Toledo. Adora dançar e fazer fatos com plumas e lantejoilas para os bailes que se organizam na coletividade.
Tino (Justino) Sanganha (João Paulo Rodrigues) com 36 anos é uma espécie de moço de recados da vila, sempre disposto a ganhar uns trocos com pequenos trabalhos, seja onde for.… é o homem dos sete ofícios. Tem um coração de ouro, é doce, dedicado e esforça-se por estar no lugar certo à hora certa para poder ajudar quem precisa. Como perdeu a avó recentemente e não tem família, José Luís dispensou-lhe um pequeno quarto de arrumos na pensão para que possa ter o seu espaço e viver com dignidade.
Kelly Lazaro (Adriane Garcia) tem 25 anos. Assistente de cozinha no restaurante “Boémio”. Bonita, orgulhosa e impulsiva. Natural do Rio de Janeiro, Kelly vem para Portugal à procura de um emprego na área da restauração, cheia de novas ideias e conceitos gastronómicos revolucionários. Kelly não embarcou na aventura em Alvorinha sozinha. Com ela veio a grande amiga Cíntia.
Cíntia Novais (Inês Monteiro) 29 anos, é uma mulher cheia de swing e boa disposição que vai para Alvorinha à procura de uma boa oportunidade de trabalho juntamente com Kelly, uma das suas melhores amigas. Arranjará emprego como esteticista no salão “Telma’s Style” onde vai trabalhar com Amália, sua prima. Cíntia é um furação de energia positiva, simpática, divertida, extrovertida, descomplexada com o seu corpo de formas generosas e faz questão de nunca chorar.
Patrícia Cruz (Ana Guiomar) 27 anos.  é a melhor amiga de Jéssica e empregada da pensão Toledo. Coscuvilheira e resmungona, está sempre em cima das últimas novidades e faz questão de partilhar com os clientes da pensão e do restaurante “Boémio” as fofoquices mais cabeludas da vila. Sempre com o telemóvel em punho, aproveita todas as pausas no trabalho para fazer vídeos para o seu canal de youtube, deixando Bruno Garcia, o patrão, profundamente irritado.
Branca Lucena (Sara Norte) 34 anos. Intuitiva, espiritual e generosa, Branca é uma curandeira. Herdou da mãe, Esmeralda, o dom de curar várias maleitas do corpo e da mente com produtos ligados à terra e à água que ela própria recolhe e prepara em casa de forma artesanal. Saiu de Alvorinha ainda em criança, com os pais, depois de Esmeralda ter sido expulsa da vila por alguns populares que não aceitavam com bons olhos a sua atividade. Depois da morte (recente) da mãe, decide regressar com o objetivo dar continuidade ao trabalho que Esmeralda desenvolvia naquele lugar, ajudando as pessoas de diversas formas, principalmente as mais carenciadas.
Fernando Alves Craveiro (Rogério Samora) 52 anos (em 2006). Empresário do ramo da construção civil, pai de Leonor. Foi uma das vítimas de Caio e Sílvia, dupla que levou a sua empresa à falência. Quem mais sofre com a sua morte é Leonor que terá como objetivo vingá-la e fazer os burlões pagarem por todos os crimes.
Eugénia Alves Craveiro (Elsa Valentim) 61 anos. Mulher de Fernando e mãe de Leonor. Está numa casa de repouso onde Leonor a visita sempre que pode, prometendo vingança. Uma vingança que Eugénia não quer e contra a qual lutará até às últimas consequências para proteger a filha.

Comentários