1 ano de Daniel Oliveira aos comandos da SIC

"É com orgulho e sentido de missão que aceitei o desafio do CEO da Impresa para liderar a direção-geral de entretenimento da Impresa, numa era de estimulantes desafios para o setor audiovisual e para o digital". 
Foi com esta frase que há um ano Daniel Oliveira deu a conhecer que passaria a partir de dia 2 de julho de 2018 a ser o responsável por todos o conteúdos não informativos da Impresa e que traçaria a partir daquele momento um rumo que se viria a tornar vencedor num momento em que poucos acreditavam que seria possível.
Ver além, ver mais do que os outros e com a certeza de que o melhor estaria por vir, Daniel Oliveira projetou, alicerçou e criou conteúdos vencedores. A partir de agora resumimos um ano do rosto principal do Alta Definição à frente do canal.

Operação relâmpago: Cristina Ferreira deixa a TVI e muda-se para a SIC 
Em absoluto secretismo. Foi assim que foi tratada a mais mediática contratação da televisão portuguesa em toda a sua história. Em poucos dias, Cristina Ferreira deixa a TVI e transfere-se para a SIC fazendo correr bastante tinta na imprensa especializada, muito por causa dos valores envolvidos. O canal dá tudo o que tem e leva a apresentadora ao Jornal da Noite naquela que viria a ser a sua primeira aparição nos seus ecrãs. "Cristina Ferreira estará, em breve, nos ecrãs da SIC, e tornar-se-á num dos principais rostos da estação do Grupo IMPRESA", lia-se no comunicado lançado a 7 de setembro que dava conta da oficialização da apresentadora no canal

Figueiras regressa à generalista
Afastado do canal generalista desde o final do programa Portugal em Festa, José Figueiras era incluído na SIC "mãe" apenas em ocasiões especiais e em programas esporádicos. Com agosto de 2018, Daniel Oliveira coloca o Alô Portugal nas manhãs do canal e o programa dedicado aos emigrantes e transmitido na SIC Internacional passa a ser visto pelos portugueses que vivem dentro de portas.

Júlia nas Tardes 
Foi uma das primeiras tomadas de decisão da atual direção de programas. Tirar das manhãs Júlia Pinheiro e colocar a apresentadora nas tardes do canal. O formato homónimo viria a estrear em mês de aniversário do canal e lidera atualmente as tardes da televisão portuguesa.

SIC estreita relações com a TV Globo depois de renovar parceria
Um encontro de Daniel Oliveira, Cristina Ferreira, Juliana Paes e do Diretor da TV Globo em Portugal Ricardo Pereira marcou o estreitar de relações entre as duas estações que são parceiras há longos anos. Daniel Oliveira faz regressar Gabriela e Avenida Brasil aos ecrãs e estreia Segundo Sol e A Dona do Pedaço em Portugal.

O adeus ao Queridas Manhãs
Com a saída de Júlia Pinheiro para as tardes do canal, o Queridas Manhãs sofreu uma importante baixa e com a entrada de Cristina Ferreira na SIC o programa tinha o seu destino traçado. O formato que trouxe João Paulo Rodrigues para a SIC estreado em 2014 terminava com Cláudio Ramos, Ana Marques e com o Jota em meados de dezembro ao cabo de mais de 1100 programas.

O regresso do Levanta-te e Ri
Em mês de aniversário uma das grandes novidades foi o regresso do Levanta-te e Ri, anunciado cerca de um mês antes na apresentação das novidades do canal no mês de setembro. O regresso, em Lisboa, serviu mesmo para o canal comemorar o aniversário e o stand up comedy voltava à estação que o lançou em 2003.

Cristina nas Manhãs Baião ao fim-de-semana 
Depois de ter feito correr muita tinta, eis que Cristina Ferreira chega aos ecrãs da SIC. Alcança marcas históricas e coloca a estação a liderar as manhãs do canal depois de vários anos a perder para a concorrência. A sua casa construída no estúdio 1 do Parque Holanda surpreendeu os telespectadores. Esse é, aliás, um dos fatores do programa.
Se Cristina chegava à SIC, João Baião regressava aos ecrãs depois de vários meses afastado da ribalta. Daniel Oliveira dá um talk show ao apresentador e as manhãs do fim-de-semana ganham o ritmo e animação a que Baião já nos habituou.

Estreia de Lip Sync
O formato que marca o início de uma nova dupla. Apresentada em janeiro no edifício Impresa, Lip Sync queria colocar rostos bem conhecidos do público a interpretarem os temas que tinham ensaiado. Sem cantar mas a encantar atuações que correram mundo levaram o formato de César Mourão e de João Manzarra além fronteiras.

Carro do Amor, Casados à Primeira Vista e Quem Quer Namorar com o Agricultor?
Diversificar o acesso ao prime time foi, também, uma das apostas de Daniel Oliveira durante este seu primeiro ano à frente dos destinos do canal. O Carro do Amor, Casados à Primeira Vista ou mais recentemente Quem Quer Namorar com o Agricultor? são disso exemplos. E a audiência tem subido e agarrado os portugueses ao ecrã que tem sempre especial ao domingo à noite.

Ruy de Carvalho, Isabela Valadeiro e João Catarré na SIC 
Ir buscar novos rostos para aficção da SIC foi um dos passos traçados pelo Diretor Geral de Entretenimento. Prova disso foi a inclusão no lote de atores de rostos que estavam até ali associados à TVI. João Catarré, primeiro, e Isabela Valadeiro, depois passariam a fazer parte do canal bem como Ruy de Carvalho que irá entrar na próxima telenovela da SIC.

Golpe de Sorte estreia e é sucesso 
Apostar em algo mais do que telenovelas sempre foi um dos desejos de Daniel Oliveira enquanto diretor.
Exemplo disso foi a campanha à volta da estreia de Golpe de Sorte. Daniel Oliveira coloca emissões especiais de O Programa da Cristina ao final da tarde na semana que antecedeu a estreia e aposta numa enorme festa de apresentação da produção da Coral Europa que já havíamos dito que prometia não ficar pela primeira temporada...

Novidades a caminho
A televisão não pára e o futuro é já ali e por isso mesmo o canal promete continuar a mexer com os telespectadores. Os concursos regressam em breve e Daniel Oliveira volta a inovar.

Comentários