As personagens de Terra Brava (com vídeo)

Com estreia da nova telenovela da SIC, Terra Brava, prevista para esta segunda-feira, traçamos, agora, o perfil das personagens da nova aposta da ficção nacional que promete revolucionar as noites do canal e da televisão portuguesa.

Diogo Moreira (João Catarré) 
Foi raptado em criança e perdeu a família, a casa e a vida que conhecia, por causa deste sequestro. Carlos Moreira é o seu pai adoptivo. Hoje em dia, faz parte do Regimento dos Comandos e é capitão. Tem integrado missões portuguesas de paz, no estrangeiro, e está destacado para a República Centro Africana. Volta para Vila Brava para se vingar de Eduarda, mas acaba apaixonado por Beatriz. Objectivo: Destruir Eduarda e viver um grande amor com Beatriz. 

Beatriz Ferreira (Mariana Monteiro)
Formada em agronomia, trabalha na herdade. Sabe tudo o que se passa com o gado, as colheitas e adora cavalos. Através da Fundação da família abriu um Centro Hípico na Herdade. É casada com Tiago, mas o amor que sentia por ele esmoreceu. Tem um filho com 11 anos, foi mãe muito nova. É corajosa e destemida. Vai apaixonar-se por Diogo. Objectivo: Ver-se livre da obsessão de Tiago, ajudar na recuperação do filho depois do acidente. Viver um grande amor com Diogo. 

Carlos Moreira (Fernando Luís)
Inspector da PJ, reformado por invalidez. Ficou surdo de um ouvido numa rusga. O Jorge, raptor de Diogo, salvou-lhe a vida enquanto estavam na marinha, mas Diogo não sabe. Nunca casou e adoptou Diogo por ter algum sentimento de culpa relacionado com a sua amizade com Jorge. Ex-alcoólico. Objectivo: Esconder o que fez por Jorge e manter Diogo afastado de problemas. 

Jorge Ferraz (Adriano Luz)
Raptor de Diogo, assassino de Vicente. Companheiro da marinha de Carlos. Depois de deixar a vida militar enveredou pelo mundo do crime. A sua vida é passada entre estadias na prisão e esquemas criminosos. Quando descobre que o miúdo que raptou quer vingar-se, vai temer pela vida. Objectivo: ficar em liberdade. 

Eduarda Ferreira (Maria João Luís)
Ex-Ministra da Agricultura, proprietária da Herdade Terra Brava e Presidente da Fundação. Irmã de Rosete. É casada com Francisco Ferreira e tem dois filhos, Afonso Maria e Beatriz. É completamente obcecada pelo neto. Foi a responsável pelo rapto de Diogo. Ambiciosa e sem escrúpulos. Objectivo: manter a história do rapto em segredo, conservar o seu poder e status. Quer manter a família unida, principalmente ter o neto perto de si. 

Francisco Ferreira (Virgílio Castelo)
Marido de Eduarda. Administrador da empresa que gere todos os negócios da Herdade Terra Brava, engenheiro agrónomo. A sua mãe – Mercedes - não tinha dinheiro mas herdou uma herdade e pagou os estudos ao filho. É muito respeitado na vila. É casado com Eduarda Ferreira, perfilhou os seus dois filhos Beatriz e Afonso Maria. Teve dificuldade em superar a morte do seu filho biológico, que nasceu morto. Já não sente o que sentia por Eduarda. Objectivo: libertar-se de Eduarda e proteger a família. 

Tiago Branco (Renato Godinho)
Marido de Beatriz. É médico no hospital da cidade perto de Vila Brava. É obcecado por Beatriz, não quer mais ninguém na vida dele. É uma pessoa perturbada, dependente do amor da mulher. Vai perseguir Beatriz depois de esta pedir o divórcio. É filho de Tomás Branco com quem tem uma péssima relação que dura desde a morte da mãe, vítima de um assalto ainda em Inglaterra. Pai de Martim, vai aproximar-se mais do filho depois do acidente. Objectivo: Manter o casamento com Beatriz. 

Martim Branco (Tomás Andrade)
Filho de Beatriz. É um miúdo, que procura constantemente a atenção do pai, a única pessoa na herdade que não lhe liga. É muito mimado por Eduarda e pela avó Mercedes. Vai ser instrumentalizado pelo pai quando a mãe pedir o divórcio. Vai sofrer um acidente que o deixará incapacitado e bastante revoltado. Objectivo: Voltar a andar. 

Afonso Maria (João Jesus)
Braço direito de Eduarda. Vice-Presidente da Fundação Terra Brava, nomeado pela mãe. Acha que é o seu homem de confiança, a pessoa a quem ela recorre quando precisa de resolver problemas, mas tem o dom de arranjar ainda mais confusões. Irmão de Beatriz. É o favorito da avó Mercedes, que protege-o de forma exagerada. É sobrinho de Rosete, gosta de frequentar o bar da tia e não percebe que ela e a mãe não se dêem. Perde-se de amores por Xana. Objectivo: Enfrentar a mãe e assumir que namora com Xana. 

Mercedes Ferreira (Isabel Ruth)
Sogra de Eduarda. Detesta a nora, só lhe agradam os netos e o bisneto. Tem um grande amor pelo filho Francisco. Não consegue disfarçar o amor por Afonso Maria, a quem faz tudo. Não é neto biológico, mas para ela não importa o sangue, criou-o, é seu neto. Não tem estudos, divide-se entre o campo, o lagar e a cozinha da herdade. Gosta de chatear a nora Eduarda. É muito afoita, com o sangue na guelra. É viúva e assim quer ficar. Objectivo: Afastar Eduarda da família. 

Tomás Branco (Guilherme Filipe)
Pai de Tiago. Viviam em Londres, de onde Tomás é natural, mas a trágica morte de Amélia (a mulher de Tomás e mãe de Tiago) precipitou a vinda dos dois para Vila Brava. Depois da perda da mãe, Tomás e o filho afastaram-se emocionalmente. Nem o nascimento do neto, Martim, os aproximou. Tomás é dono da taberna típica que abriu na vila e é o actual Presidente da câmara de Vila Brava. Tem uma relação de amizade com Rosete e vai apaixonar-se pela cunhada Joana. Objectivo: recuperar a relação com Tiago. 

Norberto Jesus (Manuel Wiborg)
Capataz da Herdade Terra Brava. Casado com Arminda, a cozinheira da herdade e pai de Vasco Jesus. Tinham mais um filho, mas morreu há uns anos. É um homem sério, honesto e gosta pouco de se meter na vida dos outros. Tem um casamento feliz, protege o destravado do filho Vasco. A vida dele vai mudar quando descobrir que sofre de diabetes. Objectivo: superar e aprender a viver com a doença. 

Arminda Jesus (Ângela Pinto)
Governanta da Herdade Terra Brava. É casada com Norberto e mãe de Vasco. É alegre, afetuosa, gosta de mimar, em público e em privado, o marido com quem mantém um casamento apaixonado. Trabalha na Herdade Terra Brava há mais de trinta anos. É irmã da Prazeres, a puritana da vila, mas as duas irmãs não podiam ser mais diferentes. Perdeu um filho há uns anos e nunca soube quem o matou. Não tem paciência para a namorada do filho. Objectivo: apoiar o marido na doença e manter o estroina do filho Vasco na linha. 

Vasco Jesus (Diogo Valsassina)
De momento está desempregado, condição que lhe agrada bastante. É filho da Arminda e do Norberto com quem vive desde que regressou de França. Namora a Elsa Santinho com quem forma uma dupla de burlões. É calão e irresponsável mas tem charme e usa-se disso para levar todos na sua lábia. Vai explorar a Papelaria da vila. Objectivo: ser rico e dar tudo à sua Elsa. 

Prazeres Pinto (Noémia Costa)
Trabalha em limpezas desde miúda e, por isso, conhece a casa de quase toda a gente. O que lhe agrada, pois é uma grande coscuvilheira e mete-se na vida de todos. É católica, uma verdadeira beata e está empenhada em contribuir para a virtude e bons costumes da Vila Brava. Pelo menos é o que apregoa… Já o que faz é bem diferente. É viúva há muitos anos e mãe do Marco Paulo e avó da Catarina. Vai ter umas paixões secretas. Objectivo: Fechar aquele antro de pouca vergonha que é o Carrossel. 

Marco Paulo Pinto (Diogo Amaral)
Guarda, muito cioso da sua posição de agente da autoridade. Quer honrar a memória do pai, que foi cabo da mesma corporação, e ser íntegro e justo. É divorciado e mantém em segredo uma relação com Carla, mulher do seu superior (André). É pai da Catarina, uma adolescente de 15 anos com quem tem uma boa relação. A mulher foi-se embora há dois anos. Objectivo: assumir a relação com Carla.

Catarina Pinto (Filipa Nascimento)
Estudante. É filha do Marco Paulo e neta da Prazeres. Há dois anos a mãe foi-se embora para viver com outro homem e ela não quis acompanhá-la. Ela e o pai foram viver com a avó e os tios-avós. Tem uma relação conflituosa com Prazeres que está sempre a querer controlá-la. Vai envolver-se com David. É gira, confiante e a melhor amiga de Sílvia Figueiredo. Objectivo: ter os pais juntos de novo e namorar com David. 

Raul Santinho (António Fonseca)
Dono do café da vila, pai de Elsa. É religioso e na Igreja, na ausência de padre, é ele quem celebra a palavra. Ele e Prazeres são os “porteiros” de Vila Brava, mas Raul não aguenta guardar nenhuma coscuvilhice muito tempo. Defende a moral e os bons costumes, mas esconde vários segredos muito “pouco católicos”. Tem uma paixão secreta por Rosete. Objectivo: Conquistar Rosete. 

Elsa Santinho (Sara Matos)
Filha de Raul, namora com Vasco. É uma encostada que ajuda o pai no café, mas não faz nada, só conversa. Em miúda sofreu um acidente e todos pensaram que foi milagre ter sobrevivido. No presente acontece o mesmo e Elsa aproveita: finge que viu a luz e que consegue comunicar com Deus, forjando premonições e transformando-se numa falsa milagreira. É tão esperta e manipuladora que muitos vão acreditar. Também em miúda ficou conhecida como a miúda do “Canário” à conta de uma música que foi um êxito. No presente volta a tentar retomar a carreira musical. Objectivo: Ser uma estrela da música, rica e manter o esquema de “Santinha”.

André Figueiredo (Marcantónio Del Carlo)
Cabo no Posto de Vila Brava. É corrupto e não tem escrúpulos em “forçar” a lei desde que isso lhe dê algum dinheiro ou privilégio a ganhar. É marido da Carla e é pai da Xana (a doidivanas da aldeia) e da Sílvia. Tenta constantemente meter alguma ordem em casa, mas sem sucesso. Adora a mulher e não imagina que ela anda a trai-lo. Objectivo: recuperar o casamento. 

Carla Figueiredo (Débora Monteiro)
Enfermeira de reabilitação. Mãe de Xana e Sílvia. Está casada com o cabo André, mas mantém uma relação extraconjugal com Marco Paulo. Não faz ideia de que o marido é corrupto. É honesta, competente, mas completamente desorganizada e desarrumada em casa. É a amiga e confidente de Beatriz. Objectivo: tornar pública a relação com Marco Paulo e viver com ele. 

Xana Figueiredo (Bruna Quintas) trabalha na taberna do inglês e é filha do cabo André e da enfermeira Carla. É uma jovem gira e fresca, sem grande sentido de responsabilidade e que desistiu de tirar um curso superior. Acha que já estudou o suficiente. Gosta de gozar a vida. Vai ter um caso tórrido com o Afonso Maria e vai apaixonar-se, mas vai sofrer porque ele não quer assumir a relação. Objectivo: convencer Afonso Maria a assumir que são namorados. 

Sílvia Figueiredo (Vera Moura). Estudante e boa aluna. Quer tirar um curso superior e ser uma profissional de sucesso para que não tenha de depender da sua figura física que acha que é fraca. É um patinho feio com baixa autoestima, resultado de estar sempre a comparar-se com a mãe e a irmã. Vai apaixonar-se pelo David mas não vai ser correspondida. Tem inveja da melhor amiga Catarina e vai acabar por a prejudicar. Objectivo: conquistar David. 

Tina Macedo (Luciana Abreu). Bailarina no bar Carrossel e mulher para dar “umas voltas” com quem lhe apetece. É vistosa e sensual, muito experiente na cama e na vida e, por isso, muito cobiçada pelo pessoal masculino. Finge que não se apega a ninguém, mas sofre porque deixou para trás uma pessoa muito importante na sua vida. É afoita e desbocada. Não suporta Prazeres e diverte-se a provocar a beata. Vai apaixonar-se por Filipe. Objectivo: Conquistar Filipe. 

Diana Esteves (Catarina Gouveia)
Bailarina no “Carrossel”. Sabe que a rapaziada que vai ao Carrossel gosta de a ver dançar, mas não se mete com ninguém. É religiosa. Diz que o pai está num lar e que precisa dos seus cuidados e ajuda monetária mas é tudo mentira, esse é um pretexto que usa para esconder o verdadeiro motivo pelo qual precisa de dinheiro: está a ser chantageada por um ex-namorado. Objetivo: arranjar dinheiro para se libertar da chantagem. Sonha casar.

Rosete Gonçalves (Rita Loureiro)
É irmã da Eduarda e a proprietária do bar “Carrossel”, o local mais querido pela rapaziada da vila e mais odiado pelas beatas. Tem uma relação conflituosa com a irmã, desde a infância. É frontal e muito segura de si, bela e sensual. Já seduziu muitos homens e mantém uma relação de amizade com Tomás Branco. Objectivo: encontrar um homem que a ame e ter uma relação normal com os sobrinhos. 

Filipe Sampaio (João Batista)
Falso Padre. Dá pelo nome de Ricardo Janeiro, mas na verdade, chama-se Filipe Sampaio. Cresceu num bairro social, de perto com o mundo do crime. Roubou uns traficantes que agora o perseguem. Para fugir assume a identidade do novo pároco de Vila Brava, ocupando o seu lugar na igreja, mas não faz ideia de como se dá uma missa ou um sacramento. Objectivo: manter o disfarce e saldar a dívida com os traficantes. 

Henrique Costa (João Reis)
É Sargento no posto. Veio para Vila Brava para fugir de criminosos e proteger a família. Apanhou um susto numa operação e sofre de stress pós traumático, mas esconde de todos. Por falta de coragem, mentiu e disse à mulher que tinha sido obrigado a aceitar o cargo na vila. Vive com a mulher Joana e o filho David e tem uma filha que saiu de casa (Mafalda) que considera uma irresponsável. Vai apaixonar-se perdidamente por Diana, uma dançarina do Carrossel. Objectivo: arranjar coragem para deixar a mulher e ficar com Diana. 

Joana Costa (Sofia Sá da Bandeira)
Era secretária de direcção numa clínica e veio para Vila Brava contrariada. O marido, Henrique, foi cá colocado e toda a família teve de deixar a vida que tinha e mudar-se. Mora com David, o filho mais novo com o marido. Tem uma filha mais velha, Mafalda, que saiu de casa. Quando a filha Mafalda voltar, vai ser a primeira a perceber que se passa algo de preocupante com ela. Vai lutar pelo casamento e pela família. Objectivo: recuperar a família, incluindo a filha. 

Mafalda Costa (Bárbara Lourenço)
Desempregada. Sempre foi revoltada e rebelde. Saiu de casa aos 18 anos e desde essa altura que não vê a família. Volta para casa dos pais – Henrique e Joana – porque ficou sem dinheiro e descobriu que estava doente. Dá-se pior com o pai, que considera um machista autoritário, do que com a mãe, que admira. Discute com frequência com o irmão mais novo que considera o preferido dos pais. Objectivo: manter a doença em segredo.

David Costa (Afonso Lopes)
Filho de Joana e Henrique. É um aluno brilhante, um adolescente responsável e que não suporta as loucuras da irmã, com quem se dá mal. É vegan e quer mudar os hábitos alimentares de todos. Firme nas suas convicções, é capaz de algumas acções mais radicais para salvar o planeta e mudar mentalidades. É tímido, meio nerd, mas as raparigas acham-lhe piada. Vai apaixonar-se por Catarina. Objectivo: perder a virgindade.

Comentários